Resumo do Artigo

Páginas: 7 (1680 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2015
INTRODUÇÃO
Nas ultimas décadas a criatividade  ganhou grande interesse em ser estudada, houve um significante aumento nas pesquisas para que o individuo fosse entendido de forma mais clara e compreensível. No Brasil, nos últimos 6 anos foram publicados 64 artigos deste assunto, além de levantamentos internacionais que também cresceram gradativamente.
As pesquisas brasileiras feitas foramrealizadas em ambiente universitário, em forma de teses ou individual de docentes com a finalidade de observar o desenvolvimento da criatividade no ensino, em diversos níveis de escolaridade.
Segundo De La Torre as décadas de 60 e 70 foram o período de maior interesse pela criação de novos métodos para avaliar a criatividade, nos EUA, já na Espanha houve um atraso de 20 anos para esse interesse. Cropleye Hovekar junto de Bachelor indicaram  novos instrumentos  para avaliar a criatividade, existindo aproximadamente 255 testes, agrupados em categorias sendo elas: Teste de pensamento divergente; Inventários de personalidade; Inventários biográficos; Classificações feitas por professores e Julgamento de produtos.
Um levantamento de instrumentos psicológicos que têm sido utilizados na avaliação dacriatividade indicou a existência de uma lista substancial de aproximadamente 255 testes de criatividade. Depois uma pesquisa com a mesma finalidade forneceu uma indicação das medidas usadas em criatividade agrupando-as em: 1) Testes de pensamento divergente; 2) Inventários de atitudes e interesses; 3) Inventários de personalidade; 4) Inventários biográficos; 5) Classificações feitas por professorese supervisores; 6) Julgamento de produtos, estudo de pessoas eminentes, atividades e realizações criativas relatadas pela própria pessoa.
Mas, segundo El-Murad e West (2004) os tipos de medidas para avaliar a criatividade poderiam ser agrupados em 10 categorias:
1) Testes de pensamento divergente;
2) Inventários de atitudes e interesses;
3) Inventários de personalidade;
4) Inventáriosbibliográficos;
5) Indicações de professores;
6) Indicações de pares;
7) Avaliação de supervisor;
8) Julgamento de produtos;
9) Eminência;
10) Atividades criativas de auto-avaliação e conhecimentos.
A avaliação da criatividade tem sido feita sob a forma de duas linhas de pesquisa: a qualitativa e a quantitativa.
* Qualitativa:
A pesquisa qualitativa em criatividade tem sido realizada basicamente através daanálise de biografias de pessoas que tiveram grande destaque social e que de alguma forma contribuíram para algo, tendo reconhecimento público. Para isso são utilizadas também observações, entrevistas livres, situações problemas, modelos de resolução de problemas e análise da produção. Este tipo de pesquisa acaba por criticar o reducionismo da medida a partir do resultado de um único teste, nãoacreditando que esta forma possa concluir sobre a criatividade do sujeito.
* Quantitativa:
A avaliação quantitativa é realizada por meio do uso de instrumentos validados e precisos, neste caso com rigor na utilização de um critério padronizado de avaliação. Os Testes de Pensamento Criativo de Torrance têm sido os mais utilizados para se avaliar duas facetas da criatividade: a verbal e Figural. Ao citaralguns dos instrumentos mais conhecidos internacionalmente, não se pode deixar de considerar o fato de que, ao buscar avaliar a criatividade, inúmeras são as formas aos quais os autores têm recorrido. Por isso a diversidade de medidas: escalas, testes, inventários, questionários.
A importância do desenvolvimento de estudos nacionais sobre criatividade foi apontada por Wechsler (2001) ao salientarque a investigação e observação desta característica dentro de cada cultura permitem que a criatividade seja valorizada e respeitada dentro das especificidades e valores de cada país. Embora a pesquisa internacional venha oferecendo dados que indicam a possibilidade de identificação transcultural dos traços e comportamentos da pessoa criativa, sabe-se que existem características próprias e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de Artigos
  • Resumo artigo
  • Resumo da artigos
  • Resumo de Artigo
  • Resumo de Artigo
  • resumo de artigo
  • Resumo Artigo
  • Resumo Artigos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!