Resumo de A Utopia

Páginas: 4 (807 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014
Para Ihering, a luta constante de cada indivíduo se trata de evolução, isto porque, segundo ele, nenhum povo pode prosperar se não for capaz de força moral, energia e perseverança, diante da luta porum sistema justo. O autor apresentou a ideia de que o conflito é inevitável e natural, que ante isso, somente na luta se dá o surgimento e a origem do Direito, preconizado, que a paz é o fim dodireito, assim, devendo construir a harmonia entre a força e o direito. O autor não afirmou que se deve sempre lutar, aliás, quando possível sempre lutar, mas na maior parte do tempo, deve-se buscar ocaminho do meio, ou seja, conseguir balancear as duas forças, a da paz e a da luta permanente. Frisou-se também que Direito Subjetivo traduz o indivíduo e a sua moral interna, como um costume social, umaregra que é do senso comum, enquanto a Direito Objetivo simboliza a realidade e a Lei escrita, são as leis normatizadas em um código.
Por fim, um dos elementos marcantes da obra se dá no momento queo autor afirma que “não deixe pisotear impunemente o seu direito”.
Já na obra Utopia, de uma forma irônica realizou inúmeras críticas a Europa e principalmente a sociedade inglesa. No livro, ThomasMorus nos transporta para a Ilha de Utopia, onde reina uma sociedade ideal, que aboliu o dinheiro e abomina a Guerra, despreza os metais preciosos, leia-se ouro, fazendo a todo instante um paradoxo coma situação em que a sociedade inglesa se encontrava na época.
Trata-se de uma fábula na qual estão inseridos os princípios da sociedade humana perfeita. Onde, simbolicamente, a ilha de Utopia é aantítese da ilha da Inglaterra. Trata-se de uma fábula, na qual estão inseridos os princípios da sociedade humana, perfeita. Uma sociedade fundamentalmente racional que se auto regula contra os males ea injustiça.
Através de uma crítica bem sutil, Morus utiliza-se de fatos reais e os mistura com a fantasia com tanta maestria, que para o leitor é difícil separar onde começa uma e termina a outra,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de utopia
  • A Utopia
  • Resumo A Utopia Thomas More
  • as cores da utopia resumo
  • Resumo Do texto uma questão de utopia
  • Resumo
  • Resumo do livro "Utopia"
  • Resumo do livro a utopia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!