Resumo de Texto Filosofia da Educação

Páginas: 10 (2491 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014
Na visão de Aristóteles o processo de conhecimento é mais linear do que a de Platão. Com base no conhecimento já obtido progredimos cada etapa em um processo cumulativo da anterior para a seguinte:
sensação (aisthesis)  memória (mnemósine)  experiência (empeiria)  arte/técnica (téchne)  teoria/ciência (episteme)
O processo inicia-se com os sentidos ou a sensação. Aristóteles, ao contráriode Platão que considerava os sentidos pouco confiáveis, valoriza os sentidos e os vê como pontos de partida indispensável no processo do conhecimento. No entanto, devido à insuficiência dos sentidos, já que seu contato com o real é instantâneo e direto, precisamos da memória para reter os dados sensoriais para que se dê continuidade ao processo de conhecimento.
A experiência constitui-se a partirdos dados que recebemos dos sentidos e podemos considerá-la a primeira etapa do conhecimento propriamente dito. Caracterizada por estabelecer relações entre os dados sensoriais retidos na memória e basear-se na regularidade destes dados, a experiência é o conhecimento prático baseado na repetição.
O próximo passo é chamado de arte ou técnica, sendo portanto o trabalho do artífice ou do artesão.Consiste em um conhecimento de regras que permitem produzir determinados trabalhos. Na visão de Aristóteles, nesta etapa podemos determinar a causa das coisas e observar que, sob certos aspectos, aquele que tem um conhecimento prático pode levar vantagem sobre o que tem o conhecimento apenas técnico. Porém, aquele que conhece as regras é imediatamente superior àquele que tem apenas a prática, poisalém de saber fazer, sabe o que faz e por que o faz.
A última e mais elevada etapa do processo de conhecimento é a ciência. É o conhecimento do real, de conceitos e princípios. O que caracteriza a superioridade da episteme em relação à técnica é o saber teórico contemplativo que se define por não ter objetivos práticos ou fins imediatos. A técnica, enquanto saber aplicado visa obter resultados eresolver problemas. Porém, esse objetivo condiciona o tipo do saber limitando-o. O saber teórico deve ser livre e gratuito e não deve ter fins específicos. Somente no início do período moderno (sécs. XVI – XVII), com pensadores como Galileu Galilei e Francis Bacon, que ciência e técnica serão pensadas interagindo. Ciência e técnica, na visão grega clássica, eram vistas como diferentes, conforme otexto de Aristóteles. Por este motivo ele diz que certas classes de algumas sociedades, desfrutavam de ócio de ciências abstratas como exemplo à matemática, devido à remota prática de sua aplicação.
Consistindo num tipo de ciência mais elevado, a filosofia trata do conhecimento das causa primeiras e universais, do abstrato, é a suprema ciência que examina a natureza do real em seu sentido puro eelevado.



O Helenismo e suas principais correntes: estoicismo, epicurismo, ceticismo
A. Introdução histórica e características gerais
O termo “helenismo” (Hellenismus – 1863-43) é derivado da obra do historiador alemão J. G. Droysen e designa a influência da cultura grega em toda a região do Mediterrâneo oriental e do Oriente Próximo desde as conquistas de Alexandre (332 a.C.) até aconquista romana do Egito em 30 a.C, que passa a marcar a influência de Roma nesta região.
O império de Alexandre significou a primeira grande tentativa de criação efetiva de uma hegemonia militar, cultural e lingüística. A língua grega e a moeda grega se tornam comuns e aceitas em toda a região conquistada por Alexandre na primeira experiência importante de unificação econômica. O império teve poucotempo de duração e como Alexandre não deixou descendentes, todo o território conquistado foi dividido entre os principais generais que foram também seus sucessores. Embora todos estes acontecimentos a cultura grega permaneceu durante muitos séculos em toda a região da Mesopotâmia ao Egito.
A periodização é menos precisa do ponto de vista filosófico, do império alexandrino até o início da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do texto: Filosofia da Educação e Filosofia para Crianças
  • Resumo do texto “Filosofia: A Dimensão Perdida Da Educação”
  • Fichamento do texto Filosofia da educação
  • RESUMO DE COMO LER UM TEXTO DE FILOSOFIA
  • Resumo do texto A Filosofia no Brasil
  • Resumo do texto ética e filosofia
  • resumo do texto "o que é filosofia?"
  • Resumo do texto Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!