Resumo de portugues

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
O autor do livro começa mostrando-nos a concepção de leitura, que segundo ele a leitura depende sempre da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido. Segundo Koch (2002) a língua é a representação do pensamento de um sujeito, psicológico, individual, dono de suas vontades e ações e o texto seria o produto lógico do pensamento. Sendo assim, a leitura é uma atividade de captação doautor, sem contar com as experiências e conhecimentos do leitor.
Logo em seguida, o autor vem nos mostrar, que a língua como estrutura, corresponde a um sujeito determinado, influenciado por um sistema, que se caracteriza como uma espécie de “não consciência”. Já na concepção de língua como código, ou seja, um instrumento de comunicação é de um sujeito (pre) determinado pelo sistema, usando dotexto como simples produto de codificação. Na concepção interacional (dialógica) da língua, os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que se constroem e são construídos no texto. Sendo assim o sentido de um texto é construído na interação textos-sujeito e não algo que preexista esta interação. Para exemplificar isso, o autor utiliza de uma tirinha com o personagemGarfield, que representa o papel do leitor que interage com o texto. Mostrando que a leitura vai depender das experiências, conhecimentos do leitor. O autor tenta deixar claro através de mais exemplos o papel de um leitor, enquanto construtor do sentido, que utiliza estratégias como, seleção, antecipação, interferência e verificação. Esperando que a partir de então esse leitor possa criticar, avaliar,desfrutar, dando sentido ao que leu.
Exemplificando com o conto (o retorno do patinho feio), o autor mostra-nos que é possível antecipar opiniões sobre algum texto, podendo ser certa ou errada, pois existem meios que possibilitam essa “adivinhação” mesmo antes do término do tal. Exercendo assim o papel de leitores ativos, os quais, comparam, interferem, questionam, criticam, avaliam, etc.Enfocando mais uma vez que o sentido do texto não esta somente no leitor, nem no texto, mas na interação autor-texto-leitor, é usado de mais uma tirinha mostrando que o mesmo texto pode ser visto e interpretado de várias formas diferentes, dependendo do contexto e experiência que cada leitor tenha. Logo após expor esse pensamento, o autor também expressa a ideia de que a leitura também pode variar, setratando do mesmo leitor, ou seja, pode ter vários sentidos.
Então, de acordo com Alliende & Condemarin, a compreensão de um texto varia segundo as circunstâncias de leitura e depende de vários fatores, complexos e inter-relacionados entre si. Em alguns casos os autores podem interferir nesse processo, de modo a dificultá-lo ou facilitá-lo. Esses fatores que podem ser elementos linguísticosesquemas, bagagens culturais ou consequências em que o texto foi produzido. E como exemplo, o autor traz um texto que se chama “vide bula” que mostra no gênero bula, uma crítica em relação a política do Brasil e da medicina. Pode-se dizer então que os conhecimentos selecionados pelo autor para a construção do texto “criam” um leitor-modelo. Sendo assim, o texto pode exigir mais ou menos do leitor,dependendo da forma que foi produzido.
Além do entendimento do autor e do leitor há também contexto no mesmo que diz respeito à legibilidade, podendo ser materiais, linguísticos ou conteúdo. Também podemos contar com os aspectos materiais que seria a compreensão com mais clareza das letras cor, comprimento, tudo que é relevante para um bom conteúdo. Os fatores linguísticos seria adificuldade da compreensão como: estruturas sintáticas, léxico, ausência de sinais de pontuação etc. Um exemplo clássico para esta questão em si, seria a “bula” no qual a compreensão linguística compromete a compreensão leitor.
A bula em si já tem uma difícil compreensão pela população. Já com a nova regra esta questão mudaria bastante a compreensão de muitos pela nova regra em si dar mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo português
  • resumo de português
  • Resumo de Portugues
  • portugues resumo
  • Resumo português
  • resumo de portugues
  • resumo portugues
  • Resumo Português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!