Resumo de polimeros 1.4 - insa 2012

1122 palavras 5 páginas
12Polímeros obtidos por reação de adição 1,4
As borrachas em geral - tanto as naturais como as sintéticas – são denominados elastômeros (polímeros que possuem alta elasticidade) e são formadas pela autopolimerização por adição 1,4 de alcadienos conjugados.
Esse tipo de reação pode ser representado pelo seguinte esquema de Lewis:

em que cada "bolinha" representa um elétron, e duas "bolinhas" alinhadas representam um par de elétrons compartilhados (ligação covalente).
Borracha natural ou poliisopreno
É obtida a partir do metilbut-1,3-dieno, conhecido como isopreno. A borracha natural, também denominada cauchu (do idioma indígena caa, madeira, e o-chu, que chora), pode ser extraída da seringueira Hevea brasiliensis.
Reação de obtenção: (feita sob pressão, aquecimento e na presença de catalisador).

Propriedades: Após a vulcanização, a borracha natural apresenta grande elasticidade, baixa histerese (quando a resposta de um sistema a uma solicitação externa sofre algum tipo de atraso ou atenuação) e baixa deformação permanente. Aplicações: Preservativos (camisinhas), luvas cirúrgicas, balões de aniversário, bicos de mamadeira, bicos de chupeta, elásticos, borrachas escolares e pneus de grande porte (como os de trator).
Borracha sintética, polibutadieno
A borracha sintética pode ser obtida a partir do acetileno, CzHZ(gd),e acordo com as seguintes etapas .
•:. Dimerização do acetileno: duas moléculas de acetileno associam-se para formar o vinilacetileno.

.:. Reação do vinilacetileno com gás hidrogênio, produzindo o monômero but-I ,3-dieno (eritreno).

O monômero que dá origem ao polibutadieno é o but -1,3-dieno (BR).
Reação de obtenção do polímero

Propriedades: Semelhantes às da borracha natural quando vulcanizada. Baixa histerese, maior resistência à abrasão e menor recuperação elástica que a borracha natural. Aplicações: São as mesmas que as da borracha natural, exceto quando é necessária maior elasticidade, em aplicações do tipo "goma

Relacionados