resumo de filme Cidade de Deus

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Resumo do filme Cidade de Deus
O filme mostra como foi surgiu a comunidade Cidade de Deus. Com o mutirão de moradores de favelas, foi construído o vilarejo de casa simples, com famílias simples, muitas crianças e animais, tudo muito pobre, tendo apenas os mínimos sociais para sobrevivência daquela população.
Só que em meios às famílias de gente trabalhadora, honesta, tinham os criminosos, queenveredaram algumas das crianças para a marginalidade. Pequenos delitos eram praticados na comunidade pelas crianças e pelos que as ensinavam. Os abusos eram constantes, adultos incitavam os menores a praticarem os delitos e ficavam com os frutos obtidos e as crianças ainda apanhavam de seus pais em casa e dos “amigos” na rua.
Até que um dia, depois de terem crescido um pouco, mas aindaadolescentes, resolveram praticar um assalto à um motel da cidade, segundo a história, foi o massacre jamais visto na história daquele lugar. Mas os criminosos não mataram ninguém, apenas roubaram os clientes e fugiram de lá, mas o garoto que eles haviam deixado do lado de fora para vigiar se alguma coisa desse errado, ele os avisaria. Com tanto abuso que sofrera por partes dos maiores, Dadinho quis semostrar “bicho homem”, entrou no motel, depois da fuga dos comparsas, e matou todos os clientes do motel, da recepção até as camareiras, e fugiu sorrindo como sentimento de dever cumprido. Dadinho sumiu.
Enquanto isso, a comunidade só aumentava, mulheres tinham filhos desordenadamente, casos de adultério, assassinato, prisões, a polícia local era conivente com os criminosos e tinham seusinformantes infiltrados na comunidade. Cada vez mais, os crimes iam acontecendo, as drogas se proliferando entre os adolescentes, até os moradores de bairros refinados iam à Cidade de Deus comprar drogas. Na praia, os adolescentes se enturmavam com outros de outras classes sociais, mas se uniam na hora de consumir maconha na areia da praia.
Nesse interim, ressurge Dadinho, que já não era mais o meninoque sofria abusos por parte dos mais velhos da turma, nesse momento ele assumiu o nome de Zé Pequeno, e era bastante temido na comunidade, tinha personalidade forte, mas conturbada, e tinha um amigo, o qual era seu confidente e conselheiro, pois sempre punha panos quentes por ser sensato em algumas situações em que Zé Pequeno achava melhor resolver na bala. Mas seu amigo se interessou por umas dasmeninas do “asfalto” – como era chamados os moradores da orla ou dos bairros mais sofisticados do Rio de Janeiro – e quis promover uma festa de despedida, onde todos da comunidade foram convidados, dos evangélicos até os rivais do tráfico. Uma grande festa, mas Zé Pequeno não se conformava em perder seu amigo para uma garota riquinha. Mas como em toda festa tem barraco, numa briga entre osconvidados, Zé Pequeno e seu amigo Bené, tentando colocar ordem na bagunça, foi atingido por um tiro que o matou. A festa se desfez, todos saíram correndo.
Daquele momento em diante, toda comunidade começou a se preocupar ainda mais, pois com a morte de Bené, Zé Pequeno não tinha mais quem o barrasse, dando conselhos menos violentos.
Nesse intervalo, crescia a onda de mortes, de trafico de drogas e dearmas militares, as facções rivais se armaravam para ver que tomava mais espaços na comunidade local e nas vizinhas também. A cada dia mais infiltrados na marginalidade, os garotos ricos, foram morar na favela, como eram pessoas que tinham um grau de estudo e conhecimento mais elevado, eles eram os estrategistas da criminalidade. Mas do outro lado também tinham pessoas que pensavam comoestrategistas, o Cenoura, por ser mais velho e ter mais experiência, também tramava contra a gangue do Zé Pequeno.
A apelação à violência era tamanha que até as crianças forma envolvidas nisso, deram armas e ensinaram a atirar nas pessoas.
Mas, paralelo a isso tudo uma terceira gangue de menores inconsequentes também se arma, mais perigosa ainda, pois é composta apenas de menores, crianças de 5 a 14 anos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Filme Cidade de Deus
  • resumo Filme cidade de Deus
  • Resumo filme cidade de deus
  • Resumo Do Filme A Cidade De Deus
  • Resumo do filme cidade de deus
  • Resumo do filme cidade de deus
  • Resumo do filme genio indomável e cidade de Deus
  • resumo critico do filme cidade de deus psicologia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!