Resumo de Artigos

Páginas: 8 (1828 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015
Artigo 02/09 Manhã
Ecologia humana: Um enfoque das relações Homem-Ambiente
Estudos que abordam a relação dos seres humanos com os recursos do ambiente. Para muitos o “estudo da relação do homem com o ambiente” inclui tantos fatores que acaba transcendendo a ecologia e para outros a ecologia humana é mais complexo e incluem compreender o comportamento humano sob vários ambientes. Entram tambémcom conceitos de adaptações: Nichos e ambientes, que o conceito de nicho é visto como sinônimo de habitat, porém sua definição é muito mais ampla e envolve variáveis ambientais, e quanto ao ambiente é querer aplicar a população humana o conceito de ambiente e ampliar essa definição.A ecologia humana percorreu caminhos diferentes , dentro dessa área encontra-se também enfoques distintos e as ligaçõesdiferentes entre as áreas Ecologia-demografia e Ecologia-antropologia.
A “Escola de Chicago” causou polemica no início desse século, utilizando em seus estudos competição e sucessão, onde surge a “ecologia fatorial” onde análises de componentes principais e multivariados são aplicados ao estudo das distribuições espaciais em cidades. E na arquitetura surgiram também baseados em conceitos daecologia, um estudo de planejamento urbano. O periódico “HumanEcology” é um exemplo de associação da Ecologia-antropologia nos EUA, desde a segunda metade desse século. Outras abordagens como “ecologia social”, onde são estudadas variáveis ambientais em conjunto com relações econômicas e sociais.
Ainda persiste a demanda do que deve ser a ecologia humana, se é uma disciplina ou se está misturada comvárias outras disciplinas. “...Fuchs acredita que esta pode ser uma nova disciplina com sistemáticas e metodologias próprias...”
O objetivo consiste em apresentar o que é ecologia humana “dentro da ecologia” que tenham um outra visão dessa disciplina. Onde são utilizada no mínimo 3 abordagens para explicá-la: sistemas, evolutiva e a aplicada ou demográfica, elas não se contrapõem e são conjugadasem algumas áreas, como na ecologia cultural onde inclui as ecologias de sistemas e evolutivas.
Para entender a relação existente entre o homem e o amebiente/natureza, é preciso que se entenda os conceitos e modelos analíticos de ecologia.
A ecologia de sistemas deu-se origem atrás das áreascomo cibernéticas, engenharia, teoria da organização industrial, epidemiologia e psicologia Gestalt. Ondetem sido aplicado no estudo do fluxode energia em organismos e comunidades. Os ciclos de nutrientes e fluxos de energia tomam as diversas partes do planeta interligada, ecólogos de sistemas definem a ecologia como “a biologia dos ecossistemas” e a ecologia energética é considerada dentro de um sistema o estudo do fluxo de energia.De acordo com H. Odum a natureza consiste em animais, plantas,microoganismos e sociedades humanas, e a aplicação de procedimentos de análises de sistemas em ecologia ficou conhecida como “ecologia de sistemas”.
Cada organismo é membro de uma população ou comunidade, onde visa entender a relação dos indivíduos com o ambiente, a ecologia evolutiva é um estudo das inter-relações dos organismos com o ambiente. O conceito de nicho ecológico tem sido bastante útil paraque se possa entender o modelo de “predador-presa”. Surge a ecologia cultural, com a integração da ecologia com a antropologia.
Quanto maior a complexidade cultural, maior a energia gasta, assim é explicada a evolução cultural em termos de gastos de energia propondo “leis de evolução cultural”. A cultura inclui tecnologia, economia e organização social, relacionadas a subsistemas e economia.“...Finalmente, cabe citar o trabalho de Netting (1977), que sistematizou conceitos e debates na área de ecologia cultural, incluindo populações de caçadores-coletores, pescadores, pastores e horticultores.”
A etnobiologia tem como objetivo analisar a classificação das comunidades humanas sobre a natureza, originasse da antropologia cognitiva, da etnociência, que busca entender como o mundo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Artigo
  • Resumo artigo
  • Resumo da artigos
  • Resumo de Artigo
  • Resumo de Artigo
  • resumo de artigo
  • Resumo Artigo
  • Resumo Artigos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!