Resumo da vida de aleijadinho

Páginas: 2 (282 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2012
Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obrasportuguês. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.
Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolveruma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foiperdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar.
Na fase anterior a doença, suasobras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade, Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. É deste período oconjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos
A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suasesculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão e a madeira.
AsPrincipais obras de Aleijadinho:
Talha
- Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei
- Retábulo da Igreja de São Francisco de Assis em OuroPreto
-  Retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto
Arquitetura
- Projetos de fachadas de duas igrejas (Igreja de São Francisco em São João del-Rei eNossa Senhora do Carmo em Ouro Preto).
Escultura
- Conjunto de esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (incluíndo as mais conhecidas: "Os Doze Profetas").
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Vida de Aleijadinho
  • A Vida de Aleijadinho
  • A Vida de Aleijadinho
  • Vida e obra do aleijadinho
  • A vida e obra de aleijadinho
  • A vida e obra de aleijadinho
  • Resumo minha vida
  • A Vida Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!