Aleijadinho

Páginas: 5 (1175 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
ANTÓNIO FRANCISCO LISBOA

ALEIJADINHO



22/03/2012



RESUMO

Antônio Francisco Lisboa viveu em Ouro Preto, data de nascimento incerto, data de sua morte 18/11/1814.

Filho do arquiteto e mestre de obras e sua escrava Isabel, foi criado por seu pai e sua madrasta a açoriana Maria Antônia de São Pedro, mais quatro meios irmãos.

Acredita se que tenha herdado o traçadode seu pai e sofrido influencias do desenhista e pintor João Gomes Batista. Frequentou o internato do seminário dos Franciscanos Donatos do Hospício da Terra Santa em Ouro Preto.

Antônio Francisco Lisboa ganhou o apelido de Aleijadinho quando a doença que tinha começou a deformar seu corpo e acabou por mutilar seus membros, mas mesmo nestas condições continuava produzindo. Por conta de suaaparência, cada vez mais se escondia das pessoas, trabalhado fechado, para que não vissem seu aspecto físico.

Sua Obra segue o estilo Barroco com características do Rococó e dos estilos Clássicos e Góticos.

E difícil enumerar suas obras, pois boa parte não tem sua assinatura, já que na época não tinham este costume e também não há muitos recibo por parte de quem o contratava. Suas obras estãoexpostas por toda Minas Gerais e algumas estão em museus no Brasil e Fora do Brasil.

Foi o maior representante do Barroco no Brasil, admirado por muitos, um mito que pela sua deficiência o fez ainda mais misterioso.

Palavras-chave: Barroco, Obras e Doença.



1 INTRODUÇAO

Antonio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi um famoso mestre do Barroco com umaobra extensa.

Mesmo existindo documentos que comprovem sua existência como escultor, entalhador e arquiteto a sua biografia ainda e muito discutida.

Segundo alguns estudiosos ele não teve tempo laboral para tão extensa obra.

Sua vida e cercada de mitos e verdades, alguns dizem ate mesmo que não existiu assim como sheiskape.

Diante de tantas controvérsias acabouvirando um tipo de herói, considerado pelos críticos o maior representante da arte colonial no Brasil um ícone.

2 VIDA E OBRA DE ANTONIO FRANCISCO LISBOA

Aleijadinho começou sua vida como escultor aos 18 anos, seu primeiro projeto realizado sozinho foi o chafariz do pátio do palácio dos Governantes em Ouro Preto, já em sua primeira obra já havia traços próprio de sua arte, como o bustode uma mulher no alto do chafariz.

A arte Barroco produzida por ele tem os traços muito semelhante com europeu, claro cada um com suas características e peculiaridade do artista local, porem todas voltadas para emoção com caráter religoso.

Para o escritor Mário de Andrade e intitulados Arte Religiosa no Brasil. Via uma identidade cultural muito brasileira nas peças em pedra-sabãocriadas por Aleijadinho. "Toda a Minas está tão impregnada de sua genialidade que se tem a impressão de que tudo nela foi criado por ele só".

Na década de 1760 ate próximo sua morte criou muito, porem nem todas as pecas tem documento que comprovem sua autoria, isso e a maioria, em muitas obras e atribuida sua autoria por atribuições por critério de semelhança.

Em 1770 organizousua oficina que se desenvolvia bem. Segundo Bretas em 1777 os sinais da doença começou aparecer, foi então que lhe foi atribuído o apelido de Aleijadinho. Não se sabe ao certo qual doença lhe acometeu na época acreditava se que poderia ser Zamparina, mas outras inúmeras doenças foram cogitadas. A incerteza de qual doença teria tido Aleijadinho, fez com que estudiosos exumassem seu restos mortaispor duas vezes para estudos. A primeira vez em 1971, o médico e bioquímico Paulo da Silva Lacaz, então professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conseguiu autorização para a exumação do Aleijadinho. Ele notou que os ossos tinham uma coloração típica dos portadores de Porfiria, castanho-avermelhada. Porém, o professor morreu antes de terminar a pesquisa. Outro professor, Geraldo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aleijadinho
  • Aleijadinho
  • aleijadinho
  • Aleijadinho
  • Aleijadinho
  • Aleijadinho
  • aleijadinho
  • Aleijadinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!