Resumo da NBR 13133

Páginas: 7 (1583 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2014




CENTRO INTERESCOLAR ESTADUAL MIÉCIMO DA SILVA CIEMS.
RUA AUGUSTA CANDIANI, S/ Nº - CAMPO GRANDE – RIO DE JANEIRO – RJ.







A primeira coisa que um projetista precisa saber antes de iniciar o planejamento de uma construção são as dimensões e condições do terreno onde ela será alocada. Informaçõessobre a variação de tipos de elementos da obra, árvores, lagos, antigas pavimentações etc., ajudam a determinar o local onde a construção será feita e a prever serviços iniciais de uma obra. Quem fornece esses dados é o levantamento topográfico dos elementos existentes no terreno e confeccionar uma planta com a posição exata de cada um deles. Essa planta é fornecida ao projetista que poderá,então, situar a obra no terreno. Esse desenho é devolvido ao topógrafo para que ele marque no terreno os pontos de referência para os profissionais no momento de execução de cada serviço, indicando onde devem ser feitas obras. Esta Norma fixa as condições para executar esse levantamento importantíssimo para obra, para o conhecimento do terreno por completo. Para sua execução, como em todo Brasil,precisa-se de toda uma burocracia. Além de consultar alguns decretos e NBR’s que regulamentam essa norma. Feita por várias definições, alguns exemplos são:

Apoio topográfico planimétrico
Que é um Conjunto de pontos, materializados no terreno, com coordenadas cartesianas obtidas a partir de uma origem no plano topográfico.

Carta (ou mapa)
Uma representação dos detalhes de toda superfícieterrestre que permitem a avaliação das distâncias, a orientação das direções e a localização geográfica de pontos, áreas e detalhe, é indicada, frequentemente, sob a forma adjetiva, para diferenciação de outros tipos.

Croqui
Esboço gráfico sem escala, em breves traços, que facilita a identificação de detalhes.

Levantamento topográfico
Conjunto de métodos e processos que implanta e materializapontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas.

Levantamento topográfico expedito
Reconhecimento exploratório do terreno, sem muita exatidão.

Seus instrumentos principais são:
O teodolito, os níveis, os MED e as estações totais. Possuindo também seus instrumentos auxiliares que vai de Balizas e trenas até sapatas e pára-sol. Esses instrumentos precisam sempre serrevisados, para evitar danos.

Sua execução é feita com muito cuidado, verificando se a ponteira da baliza está exatamente no eixo, o prumo esférico deve ser verificada em pontalete fixo bem aprumado, a trena deve ser comparada com outra aferida . e tec.. um conjunto de cuidados para não ter erros.O levantamento topográfico segue: planejamento, as escolhas dos métodos e a aparelhagem, levantamento dedetalhes, cálculos, desenho final, relatório, dentre outros. E deve, em qualquer circunstância, obedecer ao principio circunvizinho.

A prova real de um levantamento topográfico, feita pelo contratante, são as condições específicas que corrige todo, e qualquer erro na execução. Exemplos: Erros acidentais, não excedentes às tolerâncias admissíveis por suas destinações, no objetivo dacompatibilização das medidas angulares, lineares e de desníveis. Para estabelecer sua metodologia, deve-se considerar sua finalidade básica e dimensões da área a ser levantada.
A exatidão do apoio topográfico altimétrico se dá pela qualidade do fechamento de circuito ou linhas e a qualidade das operações vem do controle dos níveis diferentes entre o nivelamento e o contranivelamento, de parte a parte emtoda linha expedita.
Os ajustes são realizados pela distribuição de diferentes níveis obtidos pela média aritmética dos valores de nivelamento e contranivelamento mediante as distâncias entre os níveis, ou dependendo da inclinação do terreno as suas próprias diferenças.

A inspeção nada mais é que o desenvolvimento do levantamento está seguindo rigorosamente as instruções dessa norma. Tudo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo NBR 13133
  • resumo das nbr 13133 3 nbr 14166
  • Nbr 13133
  • Nbr 13133
  • NBR- 13133
  • NBR 14166 NBR 13133
  • Topografia NBR 13133
  • NBR 13133 RESUMIDA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!