Resumo crítico acerca do texto "DISCURSO DE PARANINFO" DE ODILA CINTRA FERREIRA

327 palavras 2 páginas
OBJETIVO: RESUMIR CRITICAMENTE O TEXTO "DISCURSO DE PARANINFO DE ODILA CINTRA FERREIRA". Referência bibliográfica: FERREIRA, Dona Odila Cintra. Discurso de paraninfo. Serviço Social, São Paulo, a. 3, n. 25-26, jan./fev. 1941, p. 26-29.

A paraninfa Odila Cintra Ferreira quis alertar os formandos da turma de 1940 para que, apesar da formação de caráter técnico, proporcionado pela Escola de Serviço Social de São Paulo, eles não abandonem o viés benevolente que fundamentava a rotina de trabalho daqueles que deram início ao Serviço Social, explicitando aos formandos que “O Serviço Social não póde, pois, ser considerado exclusivamente como uma técnica ou método científico. Êsse desvirtuamento, trai a sua materialização e o esquecimento de que êle é, antes e acima de tudo, trabalho baseado no ideal de fazer o bem, trabalho de dedicação, de desprendimento, e profundamente humano pelo seu objeto mesmo (p. 28).
Mais do que somente manter as bases fundamentadoras do Serviço Social, Odila ainda deseja que sejam mantidos os princípios da doutrina católica no método de atuação dos formandos quando estiverem no exercício de suas funções, e ao falar da Escola que os formou adverte para o que segue: “Ela (a escola) vos deu, como base sólida para êsse aperfeiçoamento, a doutrina social católica. A seus princípios subordinareis todo o seu trabalho.” (p. 28).
Odila Ferreira ainda considera desintegração de nacionalidade a formação de assistentes sociais no Brasil com ensinamentos laicos, pois “...teve a nossa Pátria a graça de ser plasmada tão intimamente pelo catolicismo que, qualquer trabalho que fuja a esse ideal não passa, na realidade, de obra de desintegração da nacionalidade.” (p. 28).
Por fim, a paraninfa explica que se pode fazer uso de técnicas aprendidas na academia, mas que tais técnicas devem ser aplicadas à luz dos preceitos que fundamentam a profissão, ou seja, os ensinamentos católicos devem servir como norte para a atuação do assistente social. Odila afirma que

Relacionados