Resumo chordata, chepalocordata e urochordata

1114 palavras 5 páginas
Chordata * Existem 3 táxons de chordata (cordados): Vertebrata (pexes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), Cephalochordata (anfioxos) e Urochordata (=Tunicata: acídias e afins). * O cordado ancestral foi um animal em forma de girino ou peixe que nadava com ondulações laterais de seu tronco muscular e da sua cauda. * Alimentava-se por filtração na faringe. * Os 4 atributos mais proeminentes deles são: Notocorda, cordão nervoso dorsal oco, fendas faríngeas (branquiais) e cauda pós-anal. * Notocorda: bastão longitudinal FLEXÍVEL, INCOMPRESSÍVEL, responsável pela curvatura do corpo. * O movimento de natação é auxiliado pelo comprimento adicional de pela musculatura da cauda pós-anal e de dobras medianas com formato de leme da parede do corpo (orlas membranosas) * O tubo nervoso dorsal oco fica acima da notocorda e se estende do cérebro anterior até a cauda do animal. * Esse cordão nervoso é oco pois se desenvolve como um canal longitudinal mediano-dorsal epidérmico que se dobra em tubo enquanto afunda sob a superfície da pele do embrião. * Esse canal permanece aberto na extremidade anterior do tubo neural, formando o NEURÓPORO que é responsável pela ligação entre o tubo neural e o meio externo. (Essa estrutura fica aberta durante a vida dos cordados invertebrados, mas se fecha nos vertebrados). * O ENDÓSTILO Produz uma rede de muco que auxilia os cílios da faringe na alimentação do indivíduo.

Chordata
-O canal longitudinal do tubo nervoso permanece aberto na extremidade anterior, formando o neuróporo, que possui cílios. A região posterior ao neuróporo forma um cérebro rudimentar.
-O tubo nervoso passa por arcos neurais das vértebras.
-As fendas faríngeas fazem a comunicação da cavidade da faringe com a superfície externa. (originaram de uma estrutura captadora de partículas em suspensão, darão origem a brânquias) Nos vertebrados, bolsas são origem ao sistema auditivo no geral.
-A cauda pós-anal garante mobilidade (junto

Relacionados