Resumo capítulo vii e viii livro: história da riqueza do homem - autor: leo hubermann

1703 palavras 7 páginas
1. Resumo Capítulo VII – Aí Vem o Rei!
Os acontecimentos do século X ou XI teve predomínio de uma cultura uniforme entre a Europa ocidental, onde a língua dominante era o latim, a igreja católica era uma religião universal, onde todos seguiam as suas regras e regulamentos, espontaneamente ou a contragosto, se sujeitando ao pagamento de imposto a essa igreja. Não havia países, nem um poder supremo, era perceptível que num único país cidades diferentes se enxergassem como estrangeiras.
No fim da idade média, no decorrer do séc. XV foi surgindo às nações, sendo acentuado as divisas entre países, aparecendo as primeiras literaturas de caráter nacional nos países europeus. Formaram-se regulamentações abrangendo todas as indústrias de uma nação inteira, houve modificações no modo de vida da sociedade, ocorrendo mudanças políticas, sociais, religiosas e, principalmente, econômicas, ate mesmo igrejas passaram a ter caráter nacional.
Com o crescimento na classe média, esta foi a mais afetada pelo caos da ausência de padrões econômicos, e queria desesperadamente ordem e segurança, para enviar suas mercadorias ou dinheiro a outros lugares reclamando de proteção contra assalto e isenção de taxa de pedágio. Mas a quem poderiam reclamar? Afinal, segurança no passado era com o senhor feudal e nesse aspecto representava uma calamidade, pois os senhores feudais agiam de forma independentes em seu poderio e seus exércitos pilhavam, destruíam e roubavam e fora contra as extorsões desses mesmos senhores que as cidades haviam lutado no passado.
Surge à necessidade de um poder supremo, um poder central forte que impusesse ordem ao caos feudal, aí vem o rei, um aliado forte na luta contra os senhores, tornou-se instrumento fundamental para imposição de ordem generalizada;
Os senhores feudais estavam restritos a duas situações: ou estavam enfraquecidos por terem perdido terras e servos (as cidades aos poucos tornaram-se independentes, ainda que pela força), ou estavam realizando o

Relacionados

  • Salve nois
    55218 palavras | 221 páginas
  • trabalho
    34166 palavras | 137 páginas
  • Revista de propriedade intelectual
    103753 palavras | 416 páginas