Resumo cap 6 18 brumario

Páginas: 2 (486 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
Capítulo VI
Chega o momento ao qual o partido dominante ou partido da ordem defronta-se com o momento em que percebe suas vãs tentativas de manter sob seu comando o poder executivo, pois viudissociar-se seu precioso instrumento de dominação, seu “parlamento autônomo, pois no dia 28 de Maio Assembleia Constituinte teve o início do seu último ano em vigor. Estava-se para decidir os novosrumos da constituição.
Um ponto importante neste capítulo é observação para a luta de classes, como lutavam pelo poder e seu consequente antagonismo, que causaram confrontos de teor revolucionário.Depois que a burguesia começa a se tornar a classe dominante, ela deixa de ser revolucionária para ser conservadora, deixando que tudo esteja conforme lhe agrada. E o proletariado é a classe dominada.Sendo assim, classe dominante manipulava as classes dominadas.
Em vista de que o Partido da Ordem estava enredado em contradições inextricáveis precisava tomar as devidas decisões, Se rejeitasse arevisão da constituição deixaria uma única saída a Bonaparte, a da violência. Se votasse a favor da revisão constitucionalmente prevista, sabia que votaria em vão e que fatalmente falhariaconstitucionalmente no veto dos republicanos. A única saída seria a de dominar a revolução submetendo-se incondicionalmente à tutela do Poder Executivo, dando a Bonaparte o mando sobre a Constituição, sobre arevisão e sobre si mesmo. A revisão da Constituição – e as circunstâncias exigiam que ela fosse tomada em consideração – pôs em xeque também o domínio conjunto das duas facções burguesas concomitantementecom a república e, dada a possibilidade da monarquia, ressuscitou a rivalidade de interesses que elas haviam representado alternada e preferencialmente, a luta pela supremacia de uma facção sobre aoutra.
A burguesia era extremamente heterogênea, o que possibilitou que Bonaparte, através de manobras políticas, enfraquecesse o Estado Representativo e o destruísse completamente, colocando em seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 18 De brumario cap 3
  • Resumo Livro 18 de Brumario
  • Resumo 18 Brumario
  • Resumo cap.18 Giddens
  • Resumo Cap 6
  • Resumo cap 6 kotler
  • Resumo Cap 6
  • Resumo- A Era dos Impérios cap 6

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!