Resumo Bulas 47x140

643 palavras 3 páginas
Mas, somente a partir das normas publicadas a partir de
2009, os aspectos relacionados à apresentação gráfica do conteúdo da bula, tais como legibilidade (e.g. tamanho de fonte adequadopara leitura, espaçamento entre linhas) e consistência na representação da hierarquia gráfica da informação (e.g. diferenciação na apresentação de conteúdos com grau de importância distintos) começaram a ser considerados. apresenta foco nos aspectos referentes à linguagem e à apresentação gráfica do conteúdo textual da bula de medicamento. De acordo com a resolução vigente (ANVISA, 2009), a bula destinada ao paciente deve apresentar conteúdo sumarizado, disposto em forma de perguntas, em linguagem apropriada e de fácil compreensão, e a bula destinada ao profissional de saúde deve possuir conteúdo detalhado tecnicamente. A nova regulação exige que a informação deva ser distinta quanto ao conteúdo linguístico e constar em documentos separados cada um dependendo do tipo de usuário. Por outro lado, a adequação das bulas pela indústria farmacêutica a estas novas normas implica a reestruturação quanto ao conteúdo das ‘Informações ao Paciente’, que deve ser apresentado obrigatoriamente na forma de nove perguntas e respostas de acordo com um roteiro previsto na norma, a saber: 1. Para que este medicamento é indicado? 2. Como este medicamento funciona? 3. Quando não devo usar este medicamento? 4. O que devo saber antes de usar este medicamento? 5. Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
6. Como devo usar este medicamento? 7. O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento? 8. Quais os males que este medicamento podem me causar? 9. O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?. A partir da descrição realizada sobre a RDC 140/03, notou-se que a exigência de o conteúdo de ‘Informações ao
Paciente’ ser estruturado em forma de perguntas e respostas, na Resolução n. 140 (2003) anterior à vigente (Resolução n. 47, 2009)

Relacionados