Resumo: barreto, simone dos santos. castro, luciana. formação e práticas em saúde defonoaudiólogos inseridos em serviços públicos de saúde. in: temas livres. págs. 201-210. rio de janeiro, 2011.

718 palavras 3 páginas
Universidade do Estado da Bahia UNEB
Departamento de Ciências da Vida DCV
Curso: Bacharelado em Fonoaudiologia
Disciplina: Saúde Pública Aplicada à Fonoaudiologia
Docente: Ana Regina Graner
Discente: Daniela Teixeira Gonsalves

Resumo:

BARRETO, Simone dos Santos. CASTRO, Luciana. Formação e práticas em saúde de fonoaudiólogos inseridos em serviços públicos de saúde. In: Temas Livres. Págs. 201-210. Rio de Janeiro, 2011.

Salvador, 14 de fevereiro de 2012
As autoras Simone dos Santos Barreto e Luciana Castro fizeram uma pesquisa com dez fonoaudiólogas formadas pela URFJ entre os anos de 1998 e 2001 com o objetivo de traçar o perfil destes profissionais quanto à importância da sua formação, o quanto sua graduação contribuiu para as práticas fonoaudiológicas nos serviços públicos de saúde.
O curso de graduação em fonoaudiologia da UFRJ foi modificado de acordo com as propostas das DCN do ensino superior. Essa modificação proporcionou um aumento na carga horária do curso, a criação de novas disciplinas bem como a extinção de outras ou até mesmo a criação de algumas e aumentou a carga horária das disciplinas práticas com o intuito de se melhorar a formação desse profissional para que o cuidado com a saúde se concretize.
Foi constatado que a realização de estágios durante a graduação constituiu-se um forte elemento que impulsiona os graduandos a buscarem estágios extracurriculares. Entretanto essa busca por estágios extracurriculares demonstra que os graduandos não são preparados adequadamente na clínica-escola para poder atuar no SUS, pois a realidade da população atendida na clínica escola difere da que é atendida no SUS, além de que na graduação, por não haver o devido comprometimento no ensino de disciplinas específicas que ajudam na politização nem na conscientização dos alunos na sua inserção efetiva e prática no SUS. Os graduandos não se sentem preparados para atuar no SUS, por não terem o devido conhecimento. Os estágios curriculares preparam os

Relacionados