Resumo As Matilhas de Hobbes

Páginas: 33 (8194 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAGUÁ.





Curso-Pedagogia



KAROLYNE DA SILVA COSTA
PALOMA BARBOSA




Resenha do livro: As Matilhas de Hobbes

2º Ano – Diurno
II semestre













Paranaguá – 2013
REFERÊNCIA
SANTOS, Maria do Socorro dos; MESQUITA, Peri. As Matilhas de Hobbes: o modelo da pedagogia por competência. São Bernardodos Campos, Universidade Metodista de São Paulo, 2007.

INTRODUÇÃO

As competências no trabalho pedagógico este foi o objetivo, analisar e contribuir para a reflexão critica do que se chama “modelo por competências”.
A noção de competência no trabalho pedagógico,usa como referencia as contradições causadas pelas transformações no mundo do trabalho e a adoção do modelo econômico de baseneoliberal, de onde emerge para a educação a noção de competências que vem sendo transferida do mundo empresarial e de outras esferas das relações políticas e econômicas para o interior das escolas. O impacto que este modelo tem causado sobre a educação no Brasil, institucionalizando-se, a partir de documentos oficiais, na escola e no interior da sala de aula, percorrendo desde as práticas empíricasaté a análise e a interpretação das condutas dos sujeitos, tendo como pano de fundo o pensamento neoliberal.
O neoliberalismo se expandiu progressivamente para quase todos os países da América Latina. As políticas neoliberais têm como um de seus fundamentos a diminuição de gastos em áreas de relevância social, como a saúde, a educação e a moradia, colocando o capital financeiro acima deplanejamentos que beneficiam o homem, obrigando as políticas sociais a atenderem à “lógicas” do mercado financeiro excludente. (GENTILI, 1998, p.31)
Historicamente, a organização do trabalho dividiu-se entre aqueles que sabem e aqueles que executam as instruções. As pesquisas de Ropé (1997) apontam para o fato de que os trabalhadores não possuem o conhecimento do saber-fazer e esse confisco sistemático,inevitavelmente, se traduziria em uma queda geral das qualificações. Esse foi o discurso mais dominante nos anos de 1970.
A noção de competência atrelada ao mercado : a “noção de competência e os valores que ela conota se desenvolvem correlativamente a mudanças socioeconômicas aceleradas, à extensão das relações comerciais, dos valores da eficácia medida de acordo com o mercado”.
Nocampo daeducação, especialmente no ensino superior, a docência, a pesquisa e a extensão, sendo trabalhadas como atividades independentes umas das outras, ao invés de serem concebidas pelo fundamento da indissociabilidade, passam apenas a atender às exigências de mercado. Então, retira-se o trabalho de pesquisa das universidades deslocando-o para laboratórios privados, os quais respondem mais apropriadamente àlógica do mercado, ou seja, proclaman-se mais produtivos, mais eficientes, menos onerosos.
A noção de competências implica em uma reformulação curricular, redefinição dos conteúdos, reorganização dos processos de aprendizagem em que se deslocam as exigências por apreensão do mundo objetivo para um mundo subjetivo, ou seja, a organização centrada em disciplinas deve dar lugar aos projetos nos quais ostalentos de cada um possam se converter em ações comprometidas com o contexto em que vivem os sujeitos. É preciso analisar o grau da proclamada identidade entre as capacidades requeridas pelo processo produtivo e as capacidades necessárias à cidadania e ao desenvolvimento social, mediadas pela escola e nela produzidas.
Vem se discutindo o ensino por competências, procurando analisar tal modelo,e sua base epistemológica, a partir de um enfoque sociológico, econômico, político e antropológico, com a intenção de perceber as consequências imediatas nas relações sociais no trabalho, acentuando o processo de individualização dos sujeitos, alterando o perfil do novo trabalhador pautado pela “lógica do mercado, mas, também, os efeitos do modelo por competências sobre a organização do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As matilhas de Hobbes
  • Resumo Hobbes
  • resenha: AS MATILHAS DE HOBBES
  • Resenha- Livro: As matilhas de Hobbes
  • Resumo hobbes locke rousseau
  • Resumo Critico
  • Resumo Conceito de Hobbes
  • Resumo , maquiavel , hobbes e lock

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!