Resumo akhaush

375 palavras 2 páginas
Vernissage

Vernissage é um termo em francês que significa envernizamento. O evento denominado Vernissage é uma cerimônia que reúne pessoas para inaugurar uma exposição de obras de arte. A origem histórica do nome Vernissage vem dos artistas que convidavam seus amigos para conhecer suas obras, enquanto davam a última mão de verniz nestas, ou quando já estavam recém-envernizadas e como acompanhamento ofereciam uma taça de vinho. O nome também é oriundo do brilho e lustre que o evento proporciona, não apenas obras em exposição, mas também ao próprio roteiro preestabelecido que se segue.
No contexto atual, os convidados não acompanham, necessariamente, o artista dando a última mão de verniz. O objetivo do evento é que estes convidados socializem e formem uma opinião sobre a exposição, além do objetivo de venda destas obras.
O Vernissage é o primeiro momento de uma exposição, sendo extremamente importante para sua visibilidade. Pode ser considerado uma performance que marca a passagem dos dias e meses anteriores, quando as obras estavam sendo preparadas para exibição. As obras em exposição podem ser de um, ou de diversos artistas. Após o Vernissage, a exposição é aberta para o público em geral.
O horário ideal para a realização de um Vernissage é entre as 18h30min e às 21h30min. Durante o Vernissage é importante que os alimentos oferecidos sejam pequenos e não exijam uso de talheres para que os convidados possam circular livremente.

Lançamento de Livro
Após ser editado, um livro deve ser apresentado ao público. Ao lançar um livro, o autor deve sempre estar presente. É comum que nos lançamentos haja uma tarde ou noite de autógrafos. É importante que o lançamento crie interesse nos leitores e sejam estrategicamente planejados com elementos que remetam a obra em questão.

Referências Bibliográficas
BLÁZQUEZ, Gustavo. Fazer cultura. Fazer(-se) estado. Vernissages e performatividade de estado em Córdoba. Revista Mana, V.18 N.1, Rio de Janeiro, 2012.

Relacionados