RESUMO ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2013





PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Resumo do texto:

“Adolescentes em conflito com a lei: uma revisão dos fatores de risco para conduta infracional”





Rômulo Lima Tomaz Duarte









Betim
2013
Adolescentes em Conflito com a Lei: umarevisão dos fatores de risco para a conduta infracional.


O objeto de estudo dos autores para o desenvolvimento desse estudo cientifico foram os adolescentes em conflito com a lei revisando os fatores de risco para essas condutas infracionais. Essa revisão feita pelos autores partiu dos anos de 1997 até 2003, tendo como local de estudo tanto Brasil quanto Estados Unidos.

Um dos enfoques ereferente aos fatores de risco para a conduta infracional. Esses fatores primariamente partem do ambiente família, pois como apontou a pesquisa, jovens de famílias com estruturas mais solidas tem menos influência da criminalidade, mesmo que morem em regiões com altos níveis de violência. E essa boa estrutura familiar não é medida apenas pela condição financeira, apesar de isso também ser um fator aafastar os problemas. Considera-se também fatores de risco para tentar entender o comportamento desses jovens, que podem ser de natureza biológica ou ambiental, apesar de que o comportamento humano se estende além dessas variáveis. Alguns fatores de risco pessoais, familiares, sociais, escolares e biológicos também auxiliam no entendimento desse comportamento, embora muitos outros adolescentesforam expostos a vários fatores de riscos, e não apresentam agressividade ou algum outro conflito com a lei.

E algo que pode ser um grande problema para educação de jovens e mais frequente entre a população com baixa condição financeira é a violência na família, onde o pai utiliza de violência para educar o filho. Essa situação rotineira pode levar ao adolescente o entendimento que tal violênciaseria algo normal. Outro fato importante a ser retratado é a falta de afeto em casa, leva um distanciamento entre pai e filho, no qual o pai não se interessa pelas atividades do filho, acaba perdendo o controle sobre este, deixando-o sobre influência das outras pessoas que estão ao seu redor, sendo assim não saberá por onde anda o filho, locais que frequenta, as coisas que ele faz, com quem serelaciona. A ausência da figura paterna também é crucial no desenvolvimento do comportamento dos jovens, pois, o filho muitas vezes se espelha no pai utilizando-o como exemplo a ser seguido, já que estamos falando de jovens do sexo masculino que são os que mais se envolvem em delitos. Outro fator que pode ter estes mesmos efeitos acontece nas famílias monoparentais, geralmente chefiadas pela mãe, aintrodução de seus jovens no crime é muito maior. Explica-se pelo fato da mãe acabar sobrecarregada com o dever de sustentar a casa, educar os filhos entre outras demais obrigações, o que combinado com a baixa condição financeira e o ambiente onde estão inseridos acaba levando estes jovens para um único destino, o abismo do crime.
Um outro ponto que vale muito a pena ser citado é o papel daescola nesse âmbito primário da formação de um indivíduo. É na escola onde se tem não as primeiras, mas as mais importantes lições de cidadania. E estudos apontaram que o bom desempenho na escola é um importante fator que dificulta com que esse jovem se aproxime do crime. Porém é uma via de mão dupla, pois, o jovem com dificuldade de aprendizagem passa a ser um alvo fácil na teia criminosa que orodeia. Abrindo aspas para uma passagem do artigo: Segundo Straus(1994), a conduta infracional se associa a aprendizagem pois ele acredita que os adolescentes infratores apresentam um QI (Quociente de Inteligência) abaixo dos demais adolescentes que não tem envolvimento com atos infracionais, diferença que segundo ele independe de classe social ou etnia. De acordo com Meichenbaun, alguns outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CRIAN A E O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI RESUMO DISCUSS O
  • Adolescentes em conflito com a lei
  • Adolescente em conflito com a lei
  • Psicanálise e o adolescente em conflito com a lei:
  • ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI 1
  • Ressocialização de adolescentes em conflito com a lei
  • Adolescentes em conflitos com a lei
  • ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!