Resumo administratiro 1º periodo

1670 palavras 7 páginas
Administração – condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa (empresa) não lucrativa (Exército, Igreja, ONGs, dentre outras). Trata do planejamento, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorre dentro da organização. Onde o indivíduo pode atuar em qualquer nível hierárquico: desde o de supervisão elementar até altos escalões de direção. Cada empresa tem seus objetivos, ramo de atividade, problemas internos e externos, mercado, tecnologia, situação financeira, política, ideologia diferentes. O gestor é quem definirá as estratégias, direcionará os recursos e planejará a sua aplicação, resolverá problemas e gerará inovação e competitividade.
Para Katz, o sucesso do gestor depende daquilo que ele pode fazer e não do que ele é; de transformar uma idéia em ação que gere resultados desejados. Habilidades Técnicas – envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho em si, com os procedimentos de realização. Habilidades Humanas – estão relacionadas com o trabalho com as pessoas e à facilidade de relacionamento de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais e grupais. Cooperação e encorajamento da participação sem medo. Habilidades Comportamentais – envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com idéias e conceitos abstratos , teorias. Como a empresa se relaciona com o ambiente, como as mudanças deverão ser enfrentadas, e lida em planejar o futuro (ver oportunidades e ameaças).
Competências do administrador: 1. Conhecimento – significa o acervo de informações, conceitos, idéias, experiências, aprendizagem que o administrador possui a respeito de sua especialidade. É preciso se atualizar sempre. 2. Perspectiva – significa a capacidade de colocar o conhecimento em ação, saber transformar o conhecimento em prática e analisar as situações para propor

Relacionados