Resumo : “História da sexualidade, capítulo Nós vitorianos” de Michel Foucault.

Páginas: 2 (383 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
 Resumo : “História da sexualidade, capítulo Nós vitorianos” de Michel Foucault.



A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica

A obra de arte sempre foi reprodutível, ofeito dos homens sempre pôde ser imitado. A reprodução técnica da obra de arte é algo relativamente novo que se impôs no decorrer da história. A xilogravura e outras técnicas mais antigas foram deixadasum pouco de lado com a chegada da litografia - técnica de gravura sobre uma pedra – uma técnica de reprodução que possibilitou evoluções, através dela foi possível serem desenhadas formas diferentestodos os dias se assim quisessem.

Após esse tipo de arte outra revolução ficou por conta da invenção da fotografia que espalhou-se muito rapidamente, posterior a isso , o cinema e o processo dereprodução de imagens alastrou-se; só depois pôde surgir também a reprodução técnica do som.

A reprodução técnica transformou-se de tal maneira que as obras de arte eram como objetos dela, seusdependentes, conquistando um lugar entre os procedimentos artísticos.

A reprodução técnica peca no aspecto autenticidade, segundo Benjamin a reprodução das obras de arte necessitam do “aqui e agora”, oque se vincula a história da obra, as transformações ocorridas em todo o tempo é o que garante a obra sua originalidade. O autor dá exemplos quando há a perda disto: A fotografia se ampliada a imagemjá ressaltam-se outros aspectos que não os originais, o som de uma orquestra ouvida em casa, quebram o encantamento; o de contemplar em sua forma, espaço, duração, local e até o material original dedeterminada obra de arte.

Quando esta essência se dissipa é como se também fosse perdido o seu testemunho. Este movimento de permissibilidade da reprodução atinge a aura da obra, o que seria único,transforma-se em fenômeno de massa, podendo ser visto ou escutado em diversas circunstâncias, como foi exemplificado anteriormente.

Este declínio da aura devido ao acolhimento da humanidade às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha História da Sexualidade
  • As histórias de michel foucault
  • Michel foucault e a “história da loucura
  • Michel Foucault
  • Michel Foucault
  • Michel Foucault Resumo
  • História da Loucura
  • Resumo Critico acerca do capítulo II do livro: Vigiar e punir de Michel Foucault.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!