resumeo do livro memorias póstumas de Brás Cubas

331 palavras 2 páginas
Resumo do livro- “Memórias Póstumas de Brás Cubas”

Brás Cubas é um homem rico e solteiro que, depois de morto, resolve se dedicar à tarefa de narrar sua própria vida. De sua infância, registra o comportamento de menino malvado que, maltratava o escravo Prudêncio e atrapalha os amores adúlteros de uma amiga da família, Dona Eusébia. Na juventude, se envolve com uma prostituta aproveitadora, Marcela. Por se envolver em dívidas por seu romance às escondidas, seu pai o envia à Europa para se aprofundar nos estudos, mas se vê obrigado a retornar pela doença e posteriormente a morte de sua mãe.
Brás Cubas vive uma vida de moço rico, despreocupado e fútil. Conhece a filha de Dona Eusébia chamada Eugênia, flerta com ela porém a despreza por ela ser manca. Envolve-se com Virgília, uma namorada da juventude, estando ela agora casada com o politico Lobo Neves, o adultério dura por muito tempo mas termina de forma drástica com a partida da amada e sue verdadeiro marido. Ainda desiludido, Brás se aproxima de Nha Loló, parenta de seu cunhado Cotrim, mas, a morte da moça por motivos de febre amarela interrompe os planos de casamento.

O período histórico do romance se dá por volta da metade do séc XIX, período que corresponde ao governo de Dom Pedro II. A juventude de Brás Cubas coincide com a Independência do Brasil em 1822.

Personagem da trama:
- Brás Cubas: Narrador e protagonista de sua própria biografia.
- Virgilia: Esposa do politico Lobo Neves
- Quincas Borba: Amigo de Brás que formula a filosofia do humanismo.
- Eugênia: Jovem manca com quem Brás Cubas flerta.
- Marcela: Prostituta de luxo com quem o protagonista se envolve.
- Cotrim: Cunhado de Brás Cubas.
- Nha Loló: Parenta de Cotrim, é a noiva arranjada por Sabrina à seu irmão.
- Dona Plácida: Ex empregada de Virgilia
- Prudêncio: Ex escravo de Brás

Aluna: Nathane A. Belizário

Relacionados