respstas de destilação Fracionada

840 palavras 4 páginas
1.A destilação fracionada serve para separar uma mistura homogênea composta por dois líquidos, com ponto de ebulição diferentes. O aparato de destilação fracionada é constituído por um balão de vidro, com fundo plano, que é aquecido por uma chama. Nesse balão está a mistura homogênea. Na boca do balão está presa uma coluna de fracionamento, com bolinhas de vidro no seu fundo (geralmente). No topo da coluna de fracionamento está um termômetro, e na lateral, há uma saída para um condensador. O condensador é feito por um tubo interior, que será envolvido externamente por água fria. Ao final do condensador está um béquer.
2. Destilação por arraste a vapor d’água: é usada para purificar substâncias que se decompõem a temperaturas elevadas e para separação de compostos voláteis de uma mistura de outros não voláteis. A substância a ser separada por esse processo deve ser insolúvel em água, porque os vapores d’água é que vão conduzir essa substância.
3. Destilação à pressão reduzida: Um líquido começa a “ferver” à temperatura para a qual a sua tensão de vapor se torna igual à pressão exterior. Portanto ao diminuir-se a pressão exterior o ponto de ebulição do líquido diminui. A destilação a pressão inferior à atmosférica tem o nome de destilação a pressão reduzida, e deste modo se tem podido destilar a maioria dos líquidos orgânicos e muitos sólidos.
4. A destilação fracionada é usada quando os pontos de ebulição dos produtos químicos em uma mistura são próximos uns dos outros, enquanto que a destilação simples é geralmente empregada quando os pontos de ebulição são significativamente diferentes.
5.

6. As pedras porosas evitam o superaquecimento da solução, pois as bolhas que se formam se prendem aos poros da pedra de porcelana, desse jeito não há aquele borbulhamento que ocorre quando a água está em ebulição, por exemplo, e não há respingos ou perda de material.
7. Uma coluna de fracionamento é um item de laboratório essencial para a destilação de

Relacionados