Respostasv - Banco de Dados Relacional

1231 palavras 5 páginas
Respostas

Aluno: Lawrence Matildes Matricula: 59285

Reposta 1.
Antigamente as empresas armazenavam dados em fichas de papel que eram organizadas em pastas. Extrair informações e manter esses arquivos organizados era uma tarefa muito custosa. Além disso o acesso as informações dependia da localização geográfica. Enfim esses arquivos físicos evoluíram para arquivos digitais. De fato, melhorou bastante, principalmente a tarefa de consulta de informações, porém os arquivos digitais eram ainda uma versão melhorada dos arquivos físicos. Então, na década de 60 a empresa IBM investiu fortemente em pesquisas para solucionar estes problemas dos bancos de dados digitais primitivos. Vários modelos de bancos de dados surgiram nesta época, dentre eles os modelos hierárquicos e rede. Em junho de 1970, o pesquisador Edgar Frank “Ted” Codd da IBM, mudou a história dos bancos de dados apresentando o modelo relacional no artigo intitulado “A Relational Model of Data for Large Shared Data Banks”, onde o autor apresentou uma forma de usuários sem conhecimento técnico armazenarem e extraírem grandes quantidades de informações de um banco de dados.
BANCO DE DADOS RELACIONAL
Apesar de ter sido o marco dos bancos de dados relacionais, o artigo de Codd não foi muito explorado no início. Só no final da década de 70 que foi desenvolvido um sistema baseado nas idéias do cientista, o “Sistema R”. Junto com esse sistema foi criado a linguagem de consulta estruturada (SQL – Structured Query Language) que se tornou a linguagem padrão para bancos de dados relacionais.
Nos anos 80 surgiram outros bancos de dados, a Oracle apresentou o Oracle 2 e a IBM o SQL/DS (que se tornou DB2), ambos sistemas comerciais de bancos de dados. Na sequência vieram SQL Server, MySQL, DBase III, Paradox, etc…
BANCOS DE DADOS HOJE
Atualmente existem vários modelos de bancos de dados tais como orientado a objetos, orientado a documentos, etc. Mas o mais comum ainda é o banco de dados relacional. A decisão entre qual

Relacionados