Respostas TRSolo Parte B

1067 palavras 5 páginas
1. Quais são os principais agentes de metamorfismo? Que características eles imprimem às rochas?

R: Os principais agentes de metamorfismo são:

Pressão: A simples elevação de temperatura não é um fator determinante do metamorfismo, mas é principalmente a pressão em combinação com a temperatura que mais contribui para as profundas modificações das rochas.
Efeitos da pressão: Eliminação da porosidade, expulsão de voláteis, desaparecimento de fósseis, aparecimento de minerais mais densos e mudança de estrutura e textura (leva ao alinhamento e orientação dos grãos).
Temperatura: no domínio metamórfico, ela varia de 200 a 700°C e aumenta com a profundidade e com a proximidade de um corpo ígneo intrusivo. O aumento de temperatura também pode resultar do atrito entre blocos de rocha em zonas de falha.
Efeitos da temperatura nas características: Recristalização dos Minerais Desenvolvimento de novos minerais (leva os grãos a uma nova formação, com surgimento de grandes grãos), mudanças nas condições (P e T) de sua estabilidade. O mineral passa a uma nova forma estável.
Fluidos: Entre as rochas na litosfera existem espaços preenchidos por fluídos (gasoso e líquido) que influenciam a formação de rochas de baixo metamorfismo.
Efeitos dos fluidos nas características: Um dos fluidos mais importantes é a água que é um excelente dissolvente, que transporta as substâncias em solução além de provocar diversas reações químicas que contribuem para as alterações químicas e mineralógica necessárias aos metamorfismos.
Tempo: O tempo é um fator muito importante para a formação deste tipo de rochas. As rochas metamórficas formam-se durante um período de alguns milhares ou milhões de anos, excluindo o caso particular do metamorfismo de impacto.
Efeitos do tempo nas características: As que se formam num maior período de anos apresentam um aspeto granular grosseiro (os novos minerais tiveram tempo de crescer), influenciadas pelas altas pressões e temperaturas,

Relacionados