Resposta de uma prova de filosofia

Páginas: 3 (557 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2013
* O principio defendido por John Q é o da Igualdade, é de dever do Estado garantir para o cidadão a assistência de que venhamos necessitar. No caso de John Q, o Estado se omitiu a esse PrincipioMoral, ele se negou a proteção que aquele cidadão necessitava naquele momento, John não pode de nenhuma maneira contar com a ajuda que ele precisa do Estado para salvar seu filho. Perante a ação tomadapor John Q, vemos de uma maneira clara o quanto é necessário que o Estado cuide (preste a atenção necessária), para cada um de seus cidadãos de uma maneira igual para todos.

* O PrincípioUtilitarista nos traz que devemos fazer a maior quantidade de bens ao maior número de pessoas, Jonh Stuart Mill defende que a felicidade é um bem conveniente a ser desejado e que é moral. Quando o Estadoampara seus cidadãos, ele promove através dessa ação a felicidade para os elementos da sociedade. Ao garantir os direitos (saúde, moradia, educação...) de uma sociedade ele está produzindo um bem comum aum maior número de pessoas.

* Poderia sim. Rousseau nos mostra que o cidadão é bom por sua natureza e o Estado é mal, quando ele não cumpri suas obrigações conosco ele se responsabiliza pelasações que tomamos em decorrência da falha que ele cometeu. No caso de John Q se o Estado tivesse prestado toda assistência que seu filho necessitava para o transplante de coração, ele não teriarealizado a ação moral de manifestar e manter aquelas pessoas pressas no hospital. Foi por conta da falha do Estado que ele tomou a atitude de fazer ação que fez, ele simplesmente fez se cumprir uma obrigaçãoque era do Estado, naquele momento diante do seu desespero ele tomou aquela obrigação para si.

* O Principio Moral defendido por George Edward Moore é observado no filme no exato momento emque John Q não vendo mais solução para salvar a vida de seu filho, ele opta pelo suicídio, para que seu coração seja transplantado no menino. Ao tomar essa atitude ele não necessitará prejudicar as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prova com resposta
  • Respostas de filosofia
  • respostas filosofia
  • Respostas de filosofia
  • Prova de Filosofia
  • Prova de Filosofia
  • Prova de filosofia
  • Prova de Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!