resposta AA3 Introdu o Economia

374 palavras 2 páginas
Respostas
1) Para ser considerado moeda, um bem deve desempenhar as 3 seguintes funções: ser meio de troca, que significa que aquele elemento vai viabilizar a ocorrência de milhares de trocas a cada momento; servir como unidade de troca, que quer dizer uma medida que as pessoas usam para fazer cálculos econômicos, estabelecer preços para seus serviços e bens, e por fim, funcionar como reserva de valor, onde a moeda guarda poder de compra, tanto de hoje para amanhã como a longo prazo.

2) A primeira razão para que uma pessoa queira obter moeda é a sobrevivência, necessidade de pagar suas contas mensais como aluguel, luz, despesas de supermercado e etc. Por isso mesmo que a pessoa receba no início do mês, ela precisa ter dinheiro durante todo mês até o próximo pagamento; a segunda razão é a precaução, as pessoas podem ter imprevistos como doença ou acidente, assim precisam ter algum dinheiro guardado; e a terceira razão se baseia na chamada “demanda especulativa”, que seria aplicar o dinheiro que sobra durante o mês para que lhe renda juros (isso significa aumentar a quantidade), uma vez que o dinheiro parado, guardado em casa, não muda, isto é, não aumenta de valor.
Temos por taxa de juros, um valor em percentual cobrado acima daquele valor que foi emprestado; O papel da taxa de juros é estimular a aplicação do dinheiro, uma vez que quanto maior a taxa, maior o rendimento (remuneração maior).

3) Depósito Compulsório são os depósitos que os bancos comerciais são obrigados a depositar no Banco Central a um percentual pré determinado por este, sobre os depósitos a vista. O objetivo do Banco Central é regular o montante de moeda e de crédito, e as taxas de juros, de forma compatível com nível da atividade econômica. Ele procura manter a liquidez da economia atendendo as necessidades das transações do sistema econômico; e acima de tudo, garantir o poder de compra da moeda.
4) Dentro desse contexto, a valorização o real é vantajosa. Ela valoriza nossa moeda e torna

Relacionados

  • Estat UFMS
    31213 palavras | 125 páginas