Resposablidade Social

Páginas: 9 (2162 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução

Responsabilidade Social




Responsabilidade Social, um tema importante mas que também passa despercebido por muitos.
Nas linhas a seguir existe de maneira simples e descomplicada o ponto de vista a respeito do que seja esse tema.
São vários aspectos abordados, então utilizarei um deles mostrando a Responsabilidade Social nas Empresas.·.RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL


Conceitos de Responsabilidade Social

Responsabilidade social corporativa é o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo, essas ações aperfeiçoam ou criam programassociais, trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.
Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade, ser ético etransparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo
A responsabilidade social é um conceito, segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

Responsabilidade Social Empresarial – O que é mesmo?

A maneira como as empresas realizam seus negócios define suamaior ou menor Responsabilidade Social Empresarial. O conceito da RSE está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir-se nas decisões cotidianas que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios.
Assim, uma empresa pode oferecer o melhor produto ou serviço imaginável para seus consumidores e clientes, mas não estarásendo ética em suas relações com a sociedade se, por exemplo, no desenvolvimento de suas atividades não se preocupar com a poluição que gera no meio ambiente

Responsabilidade econômica
Localiza-se na base da pirâmide, pois é o principal tipo de responsabilidade social encontrada nas empresas, sendo os lucros a maior razão pela qual as empresas existem. Ter responsabilidade econômica significaproduzir bens e serviços de que a sociedade necessita, e quer, a um preço que possa garantir a continuação das atividades da empresa, de forma a satisfazer suas obrigações com os investidores e maximizar os lucros para seus proprietários e acionistas. Segundo Friedman (citado em Daft, 1999, p.90), esta abordagem significa que o ganho econômico é a única responsabilidade social.
Responsabilidadelegal: define o que a sociedade considera importante com respeito ao comportamento adequado da empresa. Ou seja, esperam-se das empresas que atendam às metas econômicas dentro da estrutura legal e das exigências legais, que são impostas pelos conselhos locais das cidades, assembleias.
Legislativas estaduais e agências de regulamentação do governo federal. No mínimo, espera-se que as empresassejam responsáveis pela observância das leis municipais, estaduais e federais, por parte dos seus funcionários (Daft, 1999, p.90-91).
Responsabilidade ética: inclui comportamentos ou atividades que a sociedade espera das empresas, mas que não são necessariamente codificados na lei e podem não servir aos interesses econômicos diretos da empresa (Daft, 1999, p.91). O comportamento antiético, queocorre quando decisões permitem a um indivíduo ou empresa obter ganhos a custa da sociedade, deve ser eliminada. Para serem éticos, os tomadores de decisão das empresas devem agir com eqüidade, justiça e imparcialidade, além de respeitar os direitos individuais.
Responsabilidade discricionária ou filantrópica: é puramente voluntária e orientada pelo desejo da empresa em fazer uma contribuição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociais
  • Social
  • sociais
  • social
  • Social
  • SOCIAIS
  • social
  • E- Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!