Responsabilidade Social

Páginas: 9 (2015 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS


RESUMO


Em uma época em que as relações societárias, nos diferentes matizes, passam por profundas e rápidas transformações, tornando ainda mais explícita a gravidade dos problemas sociais, torna-se inevitável a aproximação das empresas a essas questões. Nessa perspectiva, a Responsabilidade Social das Empresas e o Balanço Social despontam comoinstrumentos de ação e divulgação dessa aproximação, evidenciando a atuação social das empresas no que se refere a sua atuação na área social. A “responsabilidade social” é tema atual, pois as empresas, além de serem agentes de promoção do desenvolvimento econômico com o objetivo de produzir riqueza, são também agentes sociais e, como um dos componentes da sociedade, devem prestar contas das ações porelas desenvolvidas, já que a sociedade, cada vez mais, exige resposta aos problemas socioeconômicos decorrentes do desempenho operacional das organizações.


Palavras-chave: Responsabilidade Social. Compromisso Social. Ética na empresa.


1 INTRODUÇÃO


A Responsabilidade Social das Empresas teve origem no século XIX seguindo uma direção oblíqua, ou seja, a filantropia corporativa. Segundoalguns autores de “Administração”, dentre eles James Stoner e Edward Freeman (1999, pág. 72), naquela época, investir na imagem era dirigido pelos princípios da caridade e da custódia e visava único e exclusivamente ao elevado lucro em favor dos sócios.
Na realidade contemporânea observa-se o processar de inúmeras modificações de ordem econômica, política, social e cultural que, por sua vez,adaptam-se ao aparecimento de novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações.
Mas, deve-se destacar-se que a idéia de responsabilidade social propriamente dita incorporada aos negócios é, portanto, é recente. E, com esse surgimento as empresas se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.
A existência de uma consciência empresarial responsável éfundamental para que haja possibilidade de empenho de todos no processo de desenvolvimento, tendo por objetivo a preservação do meio ambiente, do patrimônio cultural, a promoção dos direitos humanos e a construção de uma sociedade economicamente próspera e socialmente justa.
É bom lembrar que no âmbito empresarial, há autores que argumentam que a responsabilidade social “inclui responsabilidadeseconômicas, legais, éticas e filantrópicas” (FERREL, 2001, p.7) e outros que substituem a filantrópica pelas discricionárias (DAFT, 1999)
Sendo a responsabilidade social a obrigação que a empresa assume perante a sociedade no compromisso de maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos (FERREL, 2001), há quatro tipos de responsabilidade social, os quais resultam em condutas específicas, quepoderão ser avaliadas pela sociedade e que definem uma área determinada sobre a qual a empresa toma decisões.
São elas: Filantrópico: restituir à sociedade o que dela foi recebido; Econômico: maximizar para o steakholder a riqueza e/ou o valor; Ético: seguir padrões de conduta aceitável, da maneira definida pelos steakholders e Legais: cumprir todas as leis e regulamentos do governo.


2CARACTERÍSTICAS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Dentre a busca da responsabilidade social têm-se as seguintes características:
É plural: Empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas, mas também aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera.
É distributiva: A responsabilidade social nos negócios é um conceito que seaplica a toda a cadeia produtiva. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas “o todo” o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo.
É sustentável: Responsabilidade social anda de mãos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Responsabilidade Social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade Social
  • Responsabilidade Social
  • responsabilidade social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!