qbio

Páginas: 5 (1064 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1- Qual é a unidade morfofuncional do rim? Represente-a de modo esquemático, indicando suas partes.
cada rim é formado por aproximadamente 1000 néfrons, que são a unidade funcional do rim. cada nefron, por si só, é capaz de formar a urina. 
Partes do néfron:
Capsula renal e glomérula renal; onde ocorre a filtração glomerular de água, sais, amônia, uréia, ácido úrico, creatinina, glicose eaminoácidos, nunca lipídios e proteínas.
Tubo contorcido proximal: onde, por transporte ativo, ocorre a reabsorção de substâncias úteis, como sais, glicose e aminoácidos e vitaminas.
Alça néfrica: por osmose ocorre reabsorção de água
Tubo contorcido distal e ducto coletor normalmente é impermeável, mas na presença do hormônio ADH ou vasopressina, ficam permeáveis a passagem de água, dimunuindo ovolume de água na urina que fica escura e com cheiro forte.
2- Explique o que ocorre no processo de filtração nos corpúsculos renais. Quais são as principais substâncias presentes no filtrado glomerular?
Primeiramente, o sangue adentra na chamada cápsula de bowman, no interior da qual os vasos sanguíneos organizam-se no golérulo de Malpigui. Assim, acontece uma grande filtragem, onde diversoselementos, últeis ou não ao organismo, são absorvidos pelo rim por meio de difusão.
Dessa forma, o filtrado glomerular constituiu-se principalmente de proteínas, hormônios, carboidratos, uréia, ácido úrico, água, etc.
3- Explique a função do ADH e
O ADH é o Hormônio Anti-Diurético produzido pela hipófise que é a glândula que regula e produz os hormônios do organismo. Veja pela palavra:
Anti =contra
Diurético = diurese = xixi
Quando nosso corpo precisa reter água, esse hormônio é liberado na corrente sanguínea e age nos rins, mais precisamente na alça de Henle para que a maior parte da água seja reabsorvida, evitando a sua excreção. Portanto, a diurese fica mais concentrada, pois está menos diluída.
Esse é um mecanismo do organismo para evitar a perda excessiva de água e,posteriormente, a desidratação.
4- função da aldosterona na regulação da função renal.
A Aldosterona é um hormônio participante do equilíbrio hidro-iônico.Aldosterona é um hormônio esteróide sintetizado no córtex das glândulas supra-renais. Faz parte do sistema renina angiotensina aldosterona, sendo muito importante no controle do volume e composição dos líquidos corporais.
5-
6-
7- Explique aorganização do sistema nervoso.
O sistema nervoso pode ser estruturalmente dividido em duas partes:
1- Sistema nervoso central (SNC) que consiste do encéfalo e da medula espinal;
2- Sistema nervoso periférico (SNP) composto por nervos, gânglios e terminações nervosas.
8- Relacione as partes que compõem o encéfalo.
Telencéfalo, Diencéfalo, Mesencéfalo, Rombencéfalo, ponte, bulbo e medula espinhal
9-Quais as funções do tálamo e hipotálamo?
O tálamo tem como função a motricidade (movimento), comportamento emocional, ativação cortical, sensibilidade. Então temos uma estrutura chamada Diencéfalo que é composta pelo tálamo e pelo hipotálamo. O tálamo atua como estação retransmissora de impulsos nervosos para o córtex cerebral. Ele é responsável pela condução dos impulsos às regiões apropriadas docérebro onde eles devem ser processados. 
O hipotálamo é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, sendo um dos principais responsáveis pela homeostase corporal. Ele faz ligação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas endócrinas. É o hipotálamo que controla a temperatura corporal, regula o apetite e o balanço de água no corpo,o sono e está envolvido na emoção e no comportamento sexual.
10-
11- Descreva o trajeto do impulso nervoso no ato voluntário e no ato reflexo.
12- Cite as funções das partes simpática e parassimpática da divisão autônoma do sistema nervoso.
O SNPA simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o SNPA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!