RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Páginas: 11 (2581 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013
FACULDADE UNIÃO DE CAMPO MOURÃO
SERVIÇO SOCIAL 5° PERIODO
OFICINA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL V



CARLA APARECIDA LATCZUK RIBEIRO
JOSIELI VELOSO





RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL


Dissertação apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial referente à disciplina de Oficina de Formação Profissional V, do curso de Serviço Social da Faculdade União de CampoMourão – UNICAMPO.





CAMPO MOURÃO
2013
INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado pautando-se em pesquisas bibliográficas que tem por finalidade apresentar alguns conceitos referentes ao termo Responsabilidade Social Empresarial. Na perspectiva de compreender a dinâmica que consolida esse fenômeno. Relatando um pouco sobre o comprometimento das empresas ao produzir produtos que nãoagridam o meio ambiente e torne a vida da comunidade melhor. De tal modo ao esboçar no final alguns projetos que a empresa Cocamar desenvolve referente ações de socioambiental.

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

De acordo com Lourenco e Schroder, o significado de responsabilidade social é um termo muito complexo, que esta em construção, não existindo de fato um conceito formal e único quedefine responsabilidade social, pois este conceito vai sendo modificado de acordo como o tempo e as circunstâncias.
Segundo Lourenco e Schroder, durante algum tempo a compreensão que se tinha sobre o tema Responsabilidade Social Empresarial era de uma “visão tradicional, como sendo a obrigação do administrador de prestar contas dos bens recebidos por ele”. Isto é, a empresa economicamente eravista como uma entidade instituída pelos investidores e acionistas, com único objetivo que era gerar lucros.
De acordo com o Instituto Ethos e SEBRAE, hoje o termo Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tornou-se um fator de competitividade para as empresas. No passado, o que identificava uma empresa competitiva era basicamente o preço de seus produtos. Depois, o enfoque passou a ser a qualidade,focada nos produtos e serviços. Hoje, as empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam. Isso inclui também a comunidade na qual atua o governo, sem perder de vista a sociedade em geral, que construímos a cada dia.
Segundo Araújo 2006, os fatores que contribuíram para que os movimentos deResponsabilização Social Empresarial ocorressem, são advindos a partir da união de fatores históricos tais como: a crise do Estado de bem-estar e a adoção de posturas neoliberais pelos governos, o processo de globalização, as recentes preocupações com o meio ambiente e o aumento da publicidade das empresas.
De acordo com Lourenco e Schroder, atualmente, a intervenção dos diversos atores sociais exige dasorganizações uma nova postura, calcada em valores éticos que promovam o desenvolvimento sustentado da sociedade como um todo. E não limitar-se apenas “ao pagamento de impostos e ao cumprimento das leis, crescem os argumentos de que seu papel não pode ficar restrito a isso, até por uma questão de sobrevivência das próprias empresas”.
Segundo o Instituto Ethos, responsabilidade social pode serdefinida da seguinte maneira:

“Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade epromovendo a redução das desigualdades sociais” (INSTITUTO ETHOS).


De acordo com Lourenco e Schroder, a questão da responsabilidade social vai, portanto, além da postura legal da empresa, da prática filantrópica ou do apoio à comunidade. Significa mudança de atitude, numa perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos.
Segundo Toldo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ÉTICA EMPRESARIAL e RESPONSABILIDADE SOCIAl
  • Responsabilidade social empresarial
  • Responsabilidade social empresarial
  • Responsabilidade social empresarial
  • Comunicação empresarial e responsabilidade social
  • Responsabilidade Social Empresarial
  • Responsabilidade Social Empresarial
  • Conceito de responsabilidade social empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!