RESPONDIDA ENTREVISTA COM HENRIQUE GOMES

Páginas: 6 (1344 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015

ROTEIRO DE ENTREVISTA 
COM HENRIQUE GOMES (SÓCIO E DIRETOR DE ATENDIMENTO DA AGÊNCIA FOLKLORE BRAND STORYTELLING DE RIBEIRÃO PRETO). 

1 - O que é um profissional de atendimento? Qual sua função dentro de uma agência? 
É o profissional responsável por grande parte do relacionamento e, dependendo da estrutura da agência, chega a ser o grande ponto de contato com os clientes. Além da funçãoprincipal, que é trazer as demandas pra dentro, acredito que o principal para o bom atendimento é entender o negócio do cliente como um todo e tentar vivenciar o máximo possível. Só assim terá condições de fazer um bom briefing (que é básico para a função), apresentar e defender bem uma criação, e até sugerir possibilidades para valorizar a comunicação do cliente.

2 - Fale um pouco sobre suatrajetória no mercado e o que levou a escolher a trabalhar com atendimento? 
O atendimento meio que te escolhe. Não tem jeito. Eu sempre fugi de atender, primeiramente óbvio que fui pra criação. Mas ficar o dia todo em um computador, sem ir pra rua e trocar ideias, não fazia meu estilo. Fui convidado a atender, ainda estagiário – mas não curtia muito. Nesse período eu também planejava e fazia mídia dessecliente. Foi nessa época que descobri o Branding. Fui me especializar e trabalhei na área como consultor, mas sempre acabava atendendo os clientes. Foi inevitável até quando atuei como Gerente de Marketing: tinha que atender clientes internos. Vi que o relacionamento sempre me acompanhava e tratar com pessoas é o que realmente eu gosto de fazer. Foi assim que o atendimento me escolheu.

3 - Paravocê, qual é a importância do Briefing?
Briefing é a peça fundamental da nossa área. É onde tudo começa pra comunicação. Se começa torto, não adianta, terá problemas. Se começa bem, vai de forma tranquila e com qualidade muito boa, quando não, excelente. Por isso que precisa ser muito bem feito, muito bem embasado. Quando precisa-se fazer um briefing, pare tudo e faça O briefing.

4 - Na agência, vocêadota algum modelo de Briefing?
Sim, pois há informações básicas que sempre é preciso lembrar de inserir e somente nós, em contato direto com clientes, temos acesso. Estamos falando sobre objetivos, conteúdo e referências. Formatos, mídia/veículo, deadline, entre outros pontos, são básicos e fundamentais para os outros departamentos darem andamento.

5 - Hoje como diretor de atendimento daagência Folklore Brand Storytelling, como você vê a qualificação dos recém-formados em publicidade que desejam trabalhar com atendimento? 
Como disse lá no início, é o atendimento que acaba te escolhendo. Portanto, acredito que é muito difícil para um recém-formado sair bem qualificado para atendimento – o feeling pode até ser que já tenha, mas o traquejo vem somente com a vivência.
No geral,independente da área de atuação na propaganda, vejo que o pessoal sai da faculdade achando que sabem mais do que realmente sabem. Desculpem-me a sinceridade, mas isso é ruim justamente pq fecha-se para o aprendizado. A humildade é uma porta importante para seguir adiante na carreira de forma consistente. Isso não é com todos, mas é meio generalizado.
Outra coisa, é preciso passar por todas as áreas parasaber o que realmente quer fazer. Como disse anteriormente, óbvio que eu comecei pela criação porque todo mundo começa, enche os olhos, mas não tinha meu perfil e não adiantava forçar a barra. Passar pelas áreas ajuda a descobrir onde você adequará melhor seu perfil.

6 - Que perfil que um profissional de atendimento teve possuir?
É complexo, pq cada um tem uma forma de se relacionar. Acho quegostar de relacionar-se com pessoas é fundamental. Curiosidade, para envolver-se no entendimento do negócio, é importantíssimo. E, por fim, resiliência. Afinal, precisamos ser flexíveis pra passar por todos obstáculos e entregar sempre algo que traga resultados a nosso clientes.  

7 - Como você vê o mercado publicitário em Ribeirão Preto?
Evoluiu demais. Saí daqui em 2005, voltei em 2011 e vi um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo Gustavo Henrique Gomes Pereira
  • gomes
  • gomes
  • Henrique
  • gomes
  • henrique
  • henrique
  • Gomes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!