Responadsabilidade Socioambiental

754 palavras 4 páginas
Responsabilidade Socioambiental

Em um mundo onde a responsabilidade socioambiental é tida como um diferencial e ainda é vista como estratégia de competitividade pelas empresas, são poucas que adotam uma postura realmente ética diante de seus colaboradores.
A tendência é que futuramente ela deixe de ser um somente um diferencial e torne-se obrigatória para toda e qualquer organização.
A concepção de Responsabilidade Socioambiental surgiu do agrupamento entre os conceitos pré-determinados da Responsabilidade Social e da Responsabilidade Ambiental.
A Responsabilidade Social nas Empresas teve seu início na década de 60, nos EUA, e assim como outros países desenvolvidos ainda não conviviam com a gravidade dos problemas de ordem social, eles foram sendo motivados por uma maior conscientização de grupos da sociedade frente à decadência de grandes centros urbanos que aumentavam os problemas ambientais para uma campanha contra o consumo discrepante e desenfreado.
A cada ano que passa o avanço dos processos que envolvem a economia global torna o ambiente empresarial mais competitivo.
A Responsabilidade Social cuida dos interesses das pessoas o cumprimento dos deveres e obrigações dos ínvidos e empresas em sentido amplo, de forma que a renda seja distribuída de modo humanitária.
Segundo (Adrew W. Savitz) autor do livro A Empresa Sustentável, nenhuma das empresas que merecem algum registro nos primórdios da história da sustentabilidade apresentaram bom desempenho ao longo dos anos em todas as três áreas de responsabilidade social, ambiental e econômica.
Os motivos então que levam os sócios das empresas a exercerem a distribuição da renda humanitária são suas próprias convicções morais ou questões específicas, especiais e necessidade de negócios.
O foco da responsabilidade social é o compromisso responsável e civilizado com a satisfação de todos os envolvidos com a empresa, da comunidade local e da sociedade como um todo, principalmente ambiental.
A

Relacionados