038032541562

1012 palavras 5 páginas
Faculdade Anhanguera- UNIDERP
Curso: Serviço Social
Disciplina: Psicologia Social
Participantes:
Titulo: Humilhação social
Professora: Msc. Helenrose A. Da S. Pedroso Coelho

Floriano, 20 de abril de 2012.

Esta disciplina de fronteira, a Psicologia Social, caracteriza-se não pela consideração do individuo, pela focalização da subjetividade no homem na cidade, o homem no meio dos homens, a subjetividade como aparição singular, vertical, no campo intersubjetivo e horizontal das experiências.
Os temas da Psicologia Social, justamente, incidem sobre problemas intermediários, difíceis de considerar apenas pelo lado da sociedade.
A humilhação crônica, longamente sofrida pelos pobres e seus ancestrais é efeito da desigualdade política, indica a exclusão recorrente de uma classe inteira de homens para fora do âmbito intersubjetivo da iniciativa e da palavra. Mas também de dentro que, no humilhado, a humilhação vem atacar.
A humilhação vale como uma modalidade de angustia, e nesta medida, assume internamente- como um impulso mórbido- o corpo, o gesto, a imaginação e a voz do humilhado.
A humilhação social corresponde particularmente a algo doloroso e angustiante, derivado da exposição do homem “pobre” se sentir inferior socialmente sentimentos esses passados pelos outros e pela cidade são palavras ou circunstancias publicas, que lhes fazem sentir-se fora de casa, é como se a sua dignidade humana fosse desfeita.
É preciso um esforço de atenção para conservá-lo, o que nem sempre é eficaz para quem é humilhado, pois o sentimento e a imaginação estão fincados e em situação real de exclusão tanto social quanto econômica e política.
A humilhação e sem duvida um fenômeno histórica longamente sofrida pela classe menos favorecidas e seus ancestrais, efeito de uma sociedade capitalista, que decorrer em uma classe inteira de pessoas sem direito a moradia, direito ao

Relacionados