Respiração celular

Páginas: 7 (1679 palavras) Publicado: 23 de dezembro de 2014
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL ANHANGUERA
MEDICINA VETERINÁRIA





RAFAELA F.S. NOGUEIRA
8488205811


RESPIRAÇÃO CELULAR








LEME
2014


Sumário



1. Introduçã 3
1.1 Composição do ATP 4
2. Glicólise 5
3. Ciclo de Krebs 6
4. Cadeia Respiratória 8
5. Saldo Energético Total 9
6. Conclusão 10
7. Referências 11












Respiração Celular

1.Introdução

A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas, tais como carboidratos e lipídios. Nesse processo, verifica-se a oxidação de compostos orgânicos de alto teor energético, produzindo gás carbônico e água, além da liberação de energia, que é utilizada paraque possam ocorrer as diversas formas de trabalho celular. A organela citoplasmática responsável por este mecanismo de respiração é a mitocôndria, atuando como uma verdadeira usina de energia.

EQUAÇÃO GERAL DA RESPIRAÇÃO CELULAR

C6H12O6 + O2 → 6 CO2 + 6 H2O + energia

Por essa equação é possível verificar que a molécula de glicose (C6H12O6) é degradada de maneira aoriginar substâncias relativamente mais simples (CO2 e H2O). Essa quebra da molécula de glicose, entretanto, ocorre de forma gradativa, não comprometendo a vitalidade da célula. Através do processo aeróbio, a respiração ocorre em três fases: a glicólise (no hialoplasma), ciclo de Krebs (na matriz mitocondrial) e a cadeia respiratória (nas cristas mitocondriais). Na respiração, grande parte da energiaquímica liberada durante oxidação do material orgânico se transforma em calor. Essa produção de calor contribui para a manutenção de uma temperatura corpórea em níveis compatíveis com a vida, compensando o calor que normalmente um organismo cede para o ambiente, sobretudo nos dias de frio.A respiração celular é o principal processo responsável pela geração de energia nas células.Basicamente, consiste na quebra de ligações covalentes entre os átomos de carbono de moléculas orgânicas, com a consequente liberação de elétrons de alta energia. Essa energia será transferida e armazenada nas ligações covalentes entre os grupos fosfato do ATP (Trifosfato de adenosina).

1.1 Composição do ATP



O ATP é um nucleotídeo que funciona como uma “moeda energética” na célula,custeando os gastos energéticos. Isso porque essa molécula armazena energia potencial química graças à sua estrutura, a forma como os seus átomos estão arranjados e agindo juntamente. Os grupos fosfato têm cargas negativas, consequentemente se repelem, por isso o ATP tem um alto potencial de transferência de grupos fosfato. Ao transferir grupos fosfatos para proteínas, por exemplo, o ATP transfereenergia. Podemos resumir a reação da seguinte forma:


(Onde o ADP é o difosfato de adenosina e o Pi é chamado de fosfato inorgânico.)
2. Glicólise

A glicólise é a primeira etapa da respiração celular. Basicamente, o processo consiste em quebrar as moléculas de glicose usando 2 ATPs convertendo-se em duas moléculas de um ácido orgânico dotado de 3 carbonos, denominado ácido pirúvico (C3H4O3). Noentanto, a energia química liberada no rompimento das ligações químicas da glicose permite a síntese de 4 ATP. Portanto, a glicólise apresenta um saldo energético positivo de 2 ATP.
Na conversão da glicose em ácido pirúvico, verifica-se a ação de enzimas denominadas desidrogenases, responsáveis, como o próprio nome diz, pela retirada de hidrogênios da cadeia. Nesse processo, os hidrogênios sãoretirados da glicose e transferidos a dois receptores denominados NAD (nicotinamida adenina dinucleotídio). A função do NADH é ser uma molécula carregadora de energia, que serão utilizados para transferir ATPs na última etapa da respiração. Lembrando que a glicólise é um processo anaeróbio, ou seja, não necessita de O² para acontecer.







3. Ciclo de Krebs

As moléculas de ácido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Respiração celular
  • Respiração celular
  • Respiração Celular
  • Respiração celular
  • respiração celular
  • Respiração Celular
  • Respiração celular
  • respiracao celular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!