resnonsabilidade social e meio ambiente

893 palavras 4 páginas
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Professora Tutora NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento Agenda 21 O Caminho da Sustentabilidade

A Agenda 21 Brasileira é um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico. O documento é resultado de uma vasta consulta à população brasileira, sendo construída a partir das diretrizes da Agenda 21 global. Trata-se, portanto, de um instrumento fundamental para a construção da democracia ativa e da cidadania participativa no País.

A primeira fase foi a construção da Agenda 21 Brasileira. Esse processo que se deu de 1996 a 2002, foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional – CPDS (Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável) e teve o envolvimento de cerca de 40.000 pessoas de todo o Brasil. O documento Agenda 21 Brasileira foi concluído em 2002.
A partir de 2003, a Agenda 21 Brasileira não somente entrou na fase de implementação assistida pela CPDS (Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável), como também foi elevada à condição de Programa do Plano Plurianual, PPA 2004-2007, pelo atual governo. Como programa, ela adquire mais força política e institucional, passando a ser instrumento fundamental para a construção do Brasil Sustentável, estando cordenada com as diretrizes da política ambiental do Governo, com o desenvolvimento sustentável, fortalecimento do Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente) e participação social e adotando referenciais importantes como a Carta da Terra. Já o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) é constituído pelos Órgãos e

Relacionados