Resnha do documentário "Quem somos nós"

634 palavras 3 páginas
Quem Somos Nós.”

O documentário “Quem Somos Nós” é um autoexame sobre o que existe efetivamente e o que pode ser considerado fantasia. Embora o que para muitos é realidade, para outros é ficção. Pessoas passam a vida toda se questionando sobre o que é a verdade, o que vem a ser a realidade em si, e esquecem que enquanto a minha realidade existe, há outras em existência em lugares diferentes, pois a minha realidade não é como a digital do meu polegar. O documentário traz questões sobre a ciência que estuda a estrutura dos sistemas e suas respectivas leis fundamentais, conhecida como física quântica, a qual é o meio apresentado como ideal para responder tais questionamentos. A ciência é o conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e a experiência, portanto nesse documentário não fica explicito uma detenção do que é a verdade. É interessante uma referência bíblica sobre a verdade escrita por João que diz:
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32). A partir do momento que adquirimos o conhecimento sobre determinado aspecto, é impossível negar tal conhecimento, pois ele traz consigo uma espécie de liberdade que nos permite fazer uma análise de vários ângulos diferentes. Quando se fala na forma que o investigador lança o seu olhar sobre determinado aspecto e esse perde várias de suas possibilidades, assumindo uma apenas, isso nos faz lembrar que se tem uma história a construir desde o nascimento, mas que essa história vai depender de como serão utilizadas as oportunidades que surgem no decorrer da vida. O documentário deixa uma ideia clara de um ser onipresente (Deus) utilizado por sistemas para manter o domínio físico e psíquico das pessoas.
Marx também tem um posicionamento sobre tal aspecto:
A isso Marx da o nome de Ideologia. A ideologia, portanto, é aquele sistema ordenado de ideias, de concepções, de normas e de regras (com base no qual as leis jurídicas

Relacionados

  • Resenha ilha das flores
    2126 palavras | 9 páginas