residuos

Páginas: 5 (1103 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS

ALUNOS: WAGNER S. VIANA , LEANDRO PEREIRA
DISCIPLINA; GESTÃO DE RESIDUOS
PROFESSORA: RENATA CORNELLI

Caracterização da Empresa:
Metalúrgica:
Razão social: Weatheford indústria e comercio Ldta
CNPJ: 000000/0000-00
Nome Fantasia: Weatheford
Endereço: rua gerson andreis, 2417 Caxias do Sul / RS
Fone: (54) 35354200

Apresentação:
AWeatherford oferece soluções de bens e serviços no segmento de petróleo e gás que atende à indústria mundial de exploração e produção com uma ampla variedade de produtos e serviços, englobando todo o ciclo de vida de um campo produtor com ênfase na construção de poços. Com mais de um século de experiência neste mercado, a empresa conta com quatro fábricas no Brasil, primando, sobretudo, pelodesenvolvimento de produtos “customizados”.
Objetivo
Como é uma empresa signatárias deste memorando pretendem aprofundar sua atuação no âmbito do P&D, a Weatherford está propondo associar-se às universidades brasileiras e aportar técnicos especializados. Além disso, ela planeja implantar um Centro de Tecnologia Brasileiro, que atuará em articulação com suas facilidades de P&D no exterior.

Resumo
OPGRS tem por objetivo atender o licenciamento e legislação e legislações vigentes assim como buscar a minimização da geração da origem controlar e reduzir riscos ao meio ambiente assegurando o correto manuseio e disposição final, através da classificação dos resíduos identificando os mesmos para realização da coleta e transporte interno e externo, criar planos de contingencia que devera contercomunicação de recursos humanos e matérias envolvidos para o controle dos riscos e providencias a serem tomadas em casos de acidentes e emergências, além de definir logísticas a partir da geração, movimentação, segregação, acondicionamento, armazenamento destes resíduos, entre outros processos de gerenciamento com acompanhamento de responsáveis técnicos.
Manejo, Tratamento e Destino final dosresíduos sólidos
Diagnóstico dos resíduos sólidos gerados na unidade industrial, contendo a origem, o volume e a caracterização dos resíduos, incluindo os passivos ambientais a eles relacionados:

Programa de Redução na Fonte
3.1 – São responsabilidades da área de HSSE as atividades que seguem:
• Promover o gerenciamento de resíduos sólidos;
• Coordenar a gestão integrada de resíduos sólidose estabelecer junto aos gerentes e supervisores definições e conceitos quanto à separação, identificação, classificação, coleta, armazenamento e transporte dos resíduos e rejeitos gerados na Weatherford, propiciando a destinação ou disposição final ambientalmente adequada de todos estes materiais gerados na empresa;
• Manter esta Instrução de Trabalho atualizada com as boas práticas referentesaos resíduos e rejeitos gerados na Weatherford;
• Treinar e orientar as pessoas envolvidas, próprias ou terceiros, quanto às práticas de separação, identificação, classificação, coleta, armazenamento e transporte dos resíduos e rejeitos gerados na Weatherford propiciando a destinação ou disposição final ambientalmente adequada destes materiais.
Legislações aplicáveis
3.2 - Em conformidade com asespecificações citadas no artigo 22 da Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010, onde cita:
“Art. 22. Para a elaboração, implementação, operacionalização e monitoramento de todas as etapas do plano de gerenciamento de resíduos sólidos, nelas incluído o controle da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, será designado responsável técnico devidamente habilitado.”
Associado ao artigoArt. 38, que cita:
“Art. 38. As pessoas jurídicas que operam com resíduos perigosos, em qualquer fase do seu gerenciamento, são obrigadas a se cadastrar no Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos.”
“§ 1º - O cadastro previsto no caput será coordenado pelo órgão federal competente do Sisnama e implantado de forma conjunta pelas autoridades federais, estaduais e municipais.”
“§ 2º -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residuos
  • Residuos
  • Residuos
  • Residuos
  • residuo
  • Resíduos
  • residuos
  • Residuos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!