Reserva indigena pitaguari

Páginas: 15 (3522 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2012
ESCOLA TÉCNICA DE MARACANAÚ











RESERVA INDÍGENA PITAGUARY








CARLOS AUGUSTO FERREIRA DANTAS


MARACANAÚ–CE
NOVEMBRO, 2012

SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO O1
2. DENOMINAÇÃO 01
3. HISTÓRIA
3.1 ORIGEM02
3.2 LUTAS E CONQUISTAS 02
4. POPULAÇÃO 03
5. SITUAÇÃO FUNDIÁRIA E LOCALIZAÇÃO 04
6. ORGANIZAÇÃO POLÍTICA 05
7. MEMÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO05
8. ASPECTO SÓCIO ECONÔMICO 07
9. OBJETIVO DA VISITA TÉCNICA 08
10. CONCLUSÃO 08
11. ANEXO 10
12. REFERÊNCIAS 111.Introdução


O Ceará foi a primeira província a negar a existência da presença indígena em seu território, ainda no século XIX. Como resultado dessa medida, extensas faixas de terra tornaram-se disponíveis, o que beneficiou de forma direta a pecuária extensiva. Nesse contexto, povoados originados pela expansão dessa atividade foram transformados em vilas e o Estado passou aexercer controle crescente sobre a mão-de-obra local, uma mão-de-obra que era basicamente formada por índios submetidos ao regime de trabalho forçado.


A hegemonia que o Estado conquistou sobre os índios após a expulsão dos jesuítas deu lugar a um processo de perda de visibilidade indígena que só começou a ser revertido na segunda metade do século XX, quando, a partir da década de 80, dada àmobilização do povo Tapeba, voltou-se a falar sobre a presença indígena no Ceará. Logo em seguida, já no início da década de 90, foi a vez dos Pitaguary, que começaram a se organizar politicamente para pressionar pela demarcação de sua terra.



2.Denominação


Pitaguary é a auto-denominação do povo indígena que vive ao pé da serra entre os municípios cearenses de Maracanaú,Pacatuba e Maranguape. Distando aproximadamente 26 Km de Fortaleza, a Terra Indígena (TI) Pitaguary está situada na região metropolitana da capital cearense, tendo em seus arredores uma área caracterizada pela concentração de indústrias e urbanização crescente. Habitada pelos Pitaguary desde há muito, essa terra é socialmente marcada por uma série de acontecimentos que fundam a memória coletiva de seupovo. Foi nela que os “troncos velhos” pereceram, deixando suas “raízes antigas”, assim como é dela que sobrevivem os Pitaguary de hoje.


De origem Tupi, o termo Pitaguary sempre aparece, nos documentos oficiais dos séculos XVII, XVIII e XIX, designando um lugar: uma serra, um sítio ou um terreno. Possivelmente, é um termo derivado de variáveis do nome Potiguara, etnia que teriaocupado extensas terras, já em 1603, na costa cearense. Para o termo “Potiguara” há diversas interpretações e é nelas que se pode perceber a semelhança existente para com a denominação Pitaguary


3.História

3.1 Origem

Em 1665, após os conflitos que envolveram habitantes nativos,portugueses e holandeses no Ceará, os Potiguara formaram um grande aldeamento original cujo nome se conheceria, mais tarde, como Bom Jesus da Aldeia de Parangaba. Grupos menores daí se destacaram e por volta de 1680 constituíram as Aldeias de São Sebastião de Paupina, de onde se originariam mais tarde as aldeias de Caucaia e a Aldeia Nova de Pitaguari.


Também consta nos arquivos que, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reservas indígenas
  • Reserva Indígena da Jaqueira
  • RESERVAS INDÍGENAS, COM FOCO NO PARQUE DO XINGU
  • O conflito entre arrozeiros e indígenas na reserva indígena raposa serra do sol.
  • Caso de demarcação de terras, reservas indígenas e reserva indígena Raposa serra do sol no estado de Roraima.
  • ÁREAS DE FRONTEIRA: CONFLITOS ENTRE INDÍGENAS E GARIMPEIROS E FORMAÇÃO DA RESERVA YANOMAMI
  • A importância e o uso das plantas medicinais na reserva indígena de massacará no estado da bahia
  • reservas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!