Resenha O Zorba

Páginas: 6 (1310 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
ZORBA, O GREGO

“Zoba, O Grego”, o filme, apresenta elementos que nos remete a vários textos estudados ao longo desse semestre. Nesse trabalho, contudo, buscaremos demonstrar quais são esses elementos e de que forma se apresentam no filme.
No filme temos como personagens em destaque Zorba, o patrão de Zorba, a Bobulina e a viúva. Analisando as características de cada um desses, observamoscom mais clareza e nitidez a relação deles para como os textos trabalhados.
Zorba representa um ser dotado de liberdade, sendo esta como referida no texto de Dostoievisk, intitulado “O Grande Inquisidor”, uma liberdade “incriada”, ou seja, a liberdade de espírito. Zorba utiliza dessa liberdade para mover-se sobre o globo. Ele não possui vínculos com as sociedades e muito menos com os indivíduospertencentes a elas. Porém, há uma razão maior que o move. Embora livre Zorba, usufrui dessa liberdade de acordo com a necessidade que lhe apresentar. No filme, por exemplo, ele retorna a seu país natal devido a necessidade do trabalho. Para Zygmunt Bauman, em seu livro “Globalização: as conseqüências humanas”, Zorba seria o clássico vagabundo, que para ele representa o indivíduo que se move apartir do momento em que o chão que está sob os seus pés também começa a mover-se, não restando outra opção se não a de acompanhar o fluxo imposto.
Alexis Zorba é um homem inteligente, emancipado, e na medida em que desenvolve sua razão ele sublima-se. É um ser totalmente humanizado, pois reconhece os seus desejos e os confronta, mas, no entanto, é um homem só. Isso porque, de certa forma ele estásobre as pessoas com as quais ele relaciona.
Erick Fromm, em seu texto “mecanismo de fuga”, nos diz que os indivíduos que se encontram isolados, são inseguros e utilizam de uma ”liberdade positiva” para superar este estado de solidão. Esta liberdade constitui-se, segundo o autor, de um mecanismo que permite a este ser,
“relacionar-se espontaneamente com o mundo pelo amor e pelo trabalho,na expressão legítima de suas capacidades emocionais sensoriais e intelectuais, podendo, assim, unir-se uma vez mais ao homem, à Natureza e a si mesmo, sem renunciar à independência e a integridade de seu ego individual”.
(FROMM, 1983, p.117)
Assim sendo, percebemos ao longo do filme, que o personagem Zorba representa esse tipo de ser. Ele exprime em seus gestos de exaltação, euforia e emoçãoos seus sentimentos. Em um momento do filme Zorba diz que, diante da dor da perda de seu filho, ao invés de chorar e lamentar, ele se pôs a dançar. Diante disso, esse personagem nos mostra que a ele o importante é o aqui e o agora, ele não teme e nem lamenta a morte.
No texto estudado em sala intitulado “Você sabe morrer?”, o autor coloca em questão a presença de dois personagens, um denominadocomo Libertino e o outro como pretenso. Zorba representa o libertino, pois ele vive a vida, não se poupa das coisas e persegue o gozo com ênfase. Ele não teme a morte, porque, tem a nítida noção da vida que deseja viver e por isso, vive.
Zorba é senhor de si, pois, na interação de dominação e sujeição nos apresentada por Alexandre Kojéve, em seu texto “À Guisa de introdução”, que faz referenciaaos pensamentos de Hegel, o autor diz que “ o homem se confirma como homem ao arriscar a vida para satisfazer seu desejo humano”, e é na medida em que ele os confronta é que então, se reconhece tornando consciente de si. As idéias de Hegel também dizem respeito a uma luta, entre o senhor e o escravo, onde para ser senhor tem que haver, necessariamente, um escravo. Sendo preciso ainda que “ambos osadversários continuem vivos após a luta”. O escravo teme, recusa o risco, abandona o seu desejo para satisfazer o do outro, enquanto que, o senhor pelo contrário, se confronta em prol dos seus desejos. Ainda Np texto “À Guisa de Introdução”, salienta-se a idéia de que o “ homem nunca será apenas homem. É, necessária e essencialmente, senhor ou escravo”.
Todas as sociedades constituem-se de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso zorba
  • Caso zorba
  • Case zorba
  • Caso zorba
  • Plano de Comunicação Zorba
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!