RESENHA O TEXTO NA TV

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 17 de maio de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
COMUNICAÇÃO SOCIAL – RÁDIO E TV
LOCUÇÃO, NARRAÇÃO E INTERPRETAÇÃO PARA RÁDIO E TELEVISÃO
PROFESSORA: CECÍLIA LEITE



MARCUS ELICIUS DOS SANTOS GARCEZ







RESENHA – O TEXTO NA TV















SÃO LUÍS
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
COMUNICAÇÃO SOCIAL – RÁDIO E TV
ROTEIRO PARA TELEVISÃO
LOCUÇÃO,NARRAÇÃO E INTERPRETAÇÃO PARA RÁDIO E TELEVISÃO
PROFESSORA: CECÍLIA LEITE



MARCUS ELICIUS DOS SANTOS GARCEZ



RESENHA – O TEXTO NA TV


















SÃO LUÍS
2014
Resenha: O Texto na TV

Mais impactante, o jornalismo televisivo apresenta mais força diante dos outros meios de comunicação de massa. Na hora de passar uma informação, a imagem/fotografia usados para demonstrar um acontecimentona televisão carrega muito mais sentimentos no telespectador do que despertaria se ele tivesse ouvido pelo rádio. Além disso, a imagem desperta e prendem a atenção do telespectador para o que sendo noticiado. Mas não é só a imagem que carrega o grande apelo da audiência, um bom texto falado junto com a imagem podem despertar muito mais emoções na hora de anunciar um acontecimento. Porém nãofalamos de qualquer texto, falamos do texto televisivo, um texto coloquial, simples, objetivo e direto, ou como citado no livro “O Texto na TV”, uma linguagem “enxuta”.
Devido a diversos fatores, mas principalmente pelo curto tempo que os telejornais têm para mostrar os diversos acontecimentos de um país, a televisão acaba tendo uma visão superficialista na hora de noticiar um fato, o que acaba sendouma desvantagem diante dos outros meios de comunicação, que trazem informações muito mais aprofundadas sobre dado tema. Porém isso acaba tendo um lado positivo, pois ao mesmo tempo que a televisão carrega uma superficialidade, isso acaba gerando o interesse das pessoas por dados mais detalhados sobre algo noticiado no meio televisivo, indo buscar esses dados no rádio, em revistas, jornais einternet.
Para a escrita de um bom texto de televisão são necessárias o conhecimento em cima de algumas características desse formato. Ao escrever, os jornalistas devem estar atentos que estarão lendo aquela notícia para milhões de pessoas por conta do grande alcance que a televisão possui, por isso deve-se tomar cuidado para não escrever nem palavras muito complexas e nem uma linguagem muito vulgar.Além disso, é essencial a forma leve e direta como a informação tem que ser passada ao telespectador, pois a mensagem transmitida é momentânea para o telespectador. A informação visual tem também o papel de mostrar ao telespectador – independente de seu idioma – o que está acontecendo.
Na hora de noticiar um fato na televisão, cuidados devem ser tomados, pois a forma de transmitir a mensagem édiferente da usada no jornal impresso, pois o texto televisivo é feito para ser falado pelo apresentador e ouvido pela audiência. Uma regra do texto de TV, é sempre ler o que escreveu em voz alta para si, ou outra pessoa, pois assim pode ser identificados possíveis erros de concordância, redundância, cacofonia, rimas, etc. Além disso, será possível perceber se o texto está escrito de forma simples,direta, objetiva e coloquial, com frases curtas, palavras curtas e pontuação correta, o que facilita a compreensão de quem ouvirá aquela informação apenas uma vez. O uso de frases longas dificulta também o trabalho do apresentador, que terá dificuldades de respiração.
O uso da linguagem coloquial no texto televisivo é necessário para a melhor assimilação da informação pelo telespectador, por ser amesma linguagem utilizada no cotidiano das pessoas. Mesmo um texto mais simples, natural, espontâneo e direto, o texto coloquial deve seguir as regras gramaticais, evitando gírias e expressões regionais, para ter então as qualidade principais de um bom texto de TV: precisão e concisão. Além disso, o texto deve ser objetivo, que tenha coerência, raciocínio claro e começo, meio e fim. É necessário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha de O Texto na TV: Manual de Telejornalismo
  • Resenha de PATERNOSTRO, Vera Íris. O Texto na TV: Manual de telejornalismo
  • Resumo
  • tv texto para casa de carne
  • texto dia muldial da tv
  • RESUMO DO LIVRO O TEXTO NA TV
  • Resenha "A TV Levada a sério"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!