Resenha crítica comparando os textos: Fazer filme- Federico Fellini e O telespectador frente a televisão- Orozco

4088 palavras 17 páginas
Hérica Lima, Graduanda em Comunicação Social- Uesc 2014

Resenha crítica comparando os textos:
• FAZER UM FILME ( CAPÍTULO X) - FEDERICO FELLINI

• O TELESPECTADOR FRENTE À TELEVISÃO- GUILLERMO OROZCO

Através da leitura dos dois textos percebe-se que apesar dos autores tratarem de objetivos distintos, eles apresentam algo em comum que é o centro pelo qual suas ideias vão sendo escritas: a televisão.
No texto de Guillermo Orozco Gómez, o autor apresenta argumentos voltados para o processo televisivo e suas mediações, já o de Federico Fellini, o autor expõe seu ponto de vista em relação a televisão a partir de sua experiência vivida na mesma. Apesar dos autores falarem sobre o mesmo meio de comunicação, a televisão, andam por caminhos diferentes. Ainda assim, é possível destacar alguns pontos de ambos os autores, analisando suas semelhanças e diferenças no que diz respeito à televisão.
De antemão é importante ressaltar que, de acordo com Fellini “ Na televisão deve-se ver tudo com clareza. A operação expressionista da qual falava, fundamental para o cinema, não é requisitada, não é possível nem apreciada. Logo, a imagem tem uma qualidade ilustrativa. É uma ilustração, não uma expressão”, tal passagem mostra a insatisfação do autor com a televisão comparando-a com o cinema. Entretanto, o autor equivoca-se, pois a TV tem seu modo de representação, visto que toda imagem, sendo ela uma ilustração como o autor diz, ela expressa algo, não existe imagem que esteja representada para nada, toda imagem expressa algo, de um modo ou de outro. O fato da TV ser diferente do cinema, já que o cinema possui um caráter de representação mais rápido e diversificado, não quer dizer que a TV não possua o modo expressivo, sim, ela expressa algo, se não fosse assim ela não teria tanta interação o quanto tem com os telespectadores. Aproveita-se para citar também algo que o autor Orozco diz em seu texto: “ Essa qualidade de representação, além de permitir uma “reprodução” da

Relacionados