RESENHA O SENHOR DAS MOSCAS

842 palavras 4 páginas
FACULDADE FORTIUM

CURSO GRADUAÇÃO DIREITO

PAULO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR

RESENHA DO FILME: O SENHOR DAS MOSCAS.

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina História do Direito ministrada pela Professora Andréia Vilaça do Curso de Direito da Faculdade Fortium.

BRASILIA - DF
SETEMBRO 2013

No cenário apresentado pelo filme “O Senhor das Moscas”, baseado na obra literária de William Golding, mostra de início um grupo de garotos ingleses, sobreviventes de um acidente aéreo, fugitivos da guerra, chegam a uma ilha deserta praticamente sem a figura de um adulto, já que o Capitão ficou bastante debilitado. Assim, percebesse a necessidade da comunidade se organizar mediante a ameaça da falta de abrigo e alimentação. Os garotos se mostram assustados com a situação presente da ausência de segurança. Assim, decidem descansar para uma melhor exploração à ilha no dia seguinte.
Ao decorrer da exploração na ilha, um menino do qual chamam posteriormente de Piggy (Porquinho, pelo fato ser um garoto gordo com de óculos com grau) encontra uma concha e entrega a Ralph, outro garoto que se mostra inteligente, com a devida capacidade de liderança. Ralph reúne o grupo com o chamado, ao som da concha e organiza uma assembleia, estabelecendo a regra de que, quando alguém quisesse falar na reunião, deveria pegar a concha na mão para poder se manifestar. Nesta assembleia, Ralph sugere um sinal de resgate, uma fogueira que deve estar sempre acesa. Também cita a importância de estabelecer regras, estratégias para a devida organização da comunidade dos garotos na ilha.
Embora o garoto Jack sendo o mais velho, Ralph acaba sendo escolhido como o líder do grupo na assembleia de forma democrática. Este se mostra mais maduro do que Jack, visto em sua citação depois da votação, não importando o fato dele ter sido escolhido como líder, já que o importante é o funcionamento do grupo com a colaboração de todos. Assim, se organizam em construir um acampamento.
Mas, ao

Relacionados

  • Historia da madeira
    250246 palavras | 1001 páginas