RESENHA O QUE É ASSESSORIA DE IMPRENSA

1317 palavras 6 páginas
RESENHA - O QUE É ASSESSORIA DE IMPRENSA

Com uma linguagem clara, leve e objetiva, o livro "O que e assessoria de imprensa", de Boanerges Balbino Lopes, traça as linhas gerais do que e a assessoria de imprensa, seu papel no campo das comunicações sociais e sua lógica de funcionamento interno.
O autor começa sua analise por estabelecer certos critérios, afim de clarear noções que normalmente sao obscuras no âmbito a comunicação. E interessante notar que o faz, durante todo o livro, de uma maneira dinâmica, se afastando da linguagem essencialmente acadêmica que predomina na bibliografia da comunicação social, direcionando assim, sua obra a um publico diverso, e envolvendo o leitor menos acadêmico na leitura de maneira sutil. Ao esclarecer, o longo da obra, detalhes da rotina e objetivos tanto do profissional da ACS quanto do repórter, confere ao livro a característica de poder ser bem-aproveitado por qualquer profissional do campo da comunicação, diluindo preconceitos na relação complexa entre estes.
Assim, define, inicialmente, a diferença entre Assessoria de Comunicacao Social e os três elementos que a compõem: Assessoria de Imprensa, Relacoes Publicas e Publicidade e Propaganda. Reforca que qualquer relação de hierarquia entre esses componentes afeta o equilíbrio essencial para o funcionamento da ACS, prejudicando o resultado final do trabalho.
Apesar disso, o autor reconhece que no cenário atual a realidade e o reverso. Muito se confunde acerca do papel de cada categoria formadora da ACS, e da ACS em si, tanto no âmbito de sua relação com a mídia quanto com a empresa que representa. Muitos desses problemas serão abordados pelo autor ao longo do livro, que sempre traz exemplos práticos que facilitam o entendimento nao apenas do que acontece de errado, como também do porque certas praticas sao prejudiciais. De extrema importância no cenário comunicacional, o ombudsman também e avaliado brevemente no livro, que afirma que, assim como as ACS, o cargo

Relacionados

  • Artigoinmetro
    68409 palavras | 274 páginas
  • Revista Alaic
    87769 palavras | 352 páginas
  • LIVRO MTA
    291251 palavras | 1166 páginas