resenha O Pincipe

1692 palavras 7 páginas
O PRINCIPE

1- Monique Matei Orbem

REFERÊNCIAS DA OBRA: MACHIAVELLI, Nicoló di Bernardo. O Principe. Porto Alegre: L&PM, 2012. 176p.

INTRODUÇÃO Nicolau Maquiavel nasceu na Florença, na Italia em 3 de maio de 1469, e morreu em 22 de junho de 1527, também em Florença. Serviu a corte de Cesare Borgia. Escreveu O Príncipe para demonstrar uma maneira cética de encarar o ser humano. Na sequencia serão abordados várias maneiras de como mandar em um estado, império, manter-se como príncipe, como lidar com o povo, maneiras de agir como para manter-se no posto de governante.

RESUMO
Capitulo 1
Neste capitulo Maquiavel fara uma introdução aos principados que são os hierárquicos e os adquiridos. Apontando que o hierárquico vem de geração a geração, ou é escolhido pela corte, já o adquirido foi o povo que escolheu o príncipe como governante.
Capitulo 2
Maquiavel fala das de dificuldades de se manter no poder quando ele é herdado e de quando é colocado pelo. Aponta cada dificuldade nesses dois aspectos.
Capitulo 3
Maquiavel mostra neste capitulo que o povo tem sempre o desejo de mudança, querem melhorias para suas vidas, isso terá que partir do príncipe. Muitas vezes os homens colocam um governante esperando melhorias, quando isso não acontece revoltam-se contra seu governante. Na conquista de novos territórios a governante precisa da ajuda de seus habitantes para poder dominar. Quando conquistada uma província com nova língua, leis e costumes diferentes são necessários que o monarca vá pessoalmente habita-lo, conhecer o povo que lá reside, para perceber que o tipo de governante que agora eles possuem.
Capitulo 4
Neste capitulo fala que os reinos sempre foram governados de duas formas: por um príncipe e seus assistentes ou o príncipe e vários barões.
Capitulo 5
Aqui Maquiavel fala de três maneiras de se manter um Estado

Relacionados

  • resenha o pincipe
    272 palavras | 2 páginas