resenha o pincipe

272 palavras 2 páginas
CABEÇALHO

MAQUIAVEL, NICOLAU. O Príncipe. 2. ed. São Paulo:Martins Fontes, 2001, p 5– 6.

CORPO DO TEXTO

O Príncipe de Nicolau Maquiavel, retrata os vários tipos de principados, e de como se governa um estado. Diversos exemplos são citados, desde a igreja, até a hereditariedade de governo. E mesmo sendo um livro muito antigo se adpita perfeitamente aos tempos atuais. Os estados podem ser república ou principados, que foram herdados pelo sangue, ou foram adquiridos recentemente. Os principados hereditários encontram mais facilidade, por já serem conhecidos como de família nobre e tendo assim o pleno direito de governar.Os principados também podem ser novos, esses principados novos ou são totalmente ou são conquistas de outros estados liderados por príncipes hereditárisos, estes são chamados de principados mistos, já os principados novos encontrarão maior dificuldades, pois precisa de apoio para poder se manter no lugar que conquistou.

CITAÇÃO DIRETA

P. 27
´´Portanto, afirmo que nos Estados hereditários e subordinados ao sangue de seu príncipe, as dificuldades em mantê-los são bem menores que nos novos Estados, pois basta ao príncipe não ultrapassar os limites estabelecidos por seus antepassados para então temporizar com os acontecimentos.`` P.16
“... a dificuldade de se manter Estados herdados cujos súditos são habituados a família reinante é muito menor...” “... um príncipe, desde que não seja inepto, poderá manter-se no poder, a menos que o derrube alguma força excepcional: se tal fato acontecer, poderá reconquista-lo na primeira oportunidade oferecida pelo usurpador.”

INDICAÇÃO DA OBRA

Professora Márcia Asedias

LOCAL: Biblioteca pessoal

NOME: Erlaine Cristina Gomes– Adiministração 1 º Período

Relacionados

  • resenha O Pincipe
    1692 palavras | 7 páginas