Resenha: O Paradigma do Ser, o ser é o ser não é

Páginas: 12 (2914 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
PARADIGMA DO SER
“Apesar de todas as diferenças entre Platão e Aristóteles, a totalidade do pensamento metafísico obedece a Parmênides e toma como ponto de partida a questão do ser do ente, o que o torna ontológico.”
Parmênides instaura o começo da filosofia como ontologia: “O ser é, o não-ser não é”. O ser é tido como o fundamento dos entes (ente é definido como Ser determinado, uma vez quenão pode possuir todos os acidentes da mesma forma e ao mesmo tempo). O fundamento do mundo. O que não é ser não é. O ser não é pensado, compreendido como fundamento distante e isolado do mundo. Ao contrário, o ser como significado que o mundo, os antes, as coisas, os úteis que são vistos porque são iluminados por ele. Ser e mundo coincidem.
A filosofia grega descobriu explicitamente a compreensãodo sentido e da forma dos entes desde o horizonte do ser. Os sentidos do mundo são assumidos nos limites do ser. O paradigma do ser impõe os parâmetros à compreensão. Ao mesmo tempo, as compreensões processadas definem a constituição do paradigma: o ser como fundamento.
Não se pretende com essa caracterização fazer crer que a Ontologia de Parmênides seja idêntica à de Aristóteles. Ambos partilhamdo mesmo paradigma. A metafísica é basicamente filosofia do ser enquanto ser: é ontológica.
A trajetória do pensar opera das coisas-sentido para o fundamento. Fundamento que os gregos denominam ser ou fysis, termo comumente traduzido por natureza. O paradigma do ser apresenta-se explicitamente, porém ainda de forma abstrata. Daí porque se configura num paradigma e, como tal, válido paradiferentes pensadores, caso de Parmênides, Platão, Aristóteles, Plotino, Santo Agostinho e São Tomás.
Metodologicamente, a construção teórica levada a efeito requer medições concretas, embora ainda em nível abstrato, para dar corpo ao paradigma até aqui objeto de caracterização. Passo a passo, ele se efetiva, e a melhor forma a ser seguido é a da elaboração de modelos de pensamentos no interior do próprioparadigma.

MODELO PLATÔNICO
A filosofia de Platão apresentava um dualismo em antítese: o mundo sensível (da matéria) e o mundo das ideias. O ser é a ideia. A teoria do ser, em Platão, resulta do desafio a que se propôs na superação da tese parmenídica da unidade e imobilidade do ser, e sua antítese heraclítica da multiplicidade e mudança.
Como resolver o problema decorrente do testemunho dossentidos que evidenciam a multiplicação e o movimento, e da exigência da razão que reclama unidade e a permanência?
A resposta dada ao problema revela a estrutura dos ser platônico. O ser se divide em duas grandes dimensões: o sensível e o inteligível. O mundo sensível consiste em todos os seres perceptíveis pelos sentidos. O mundo inteligível compreende as essências ou as ideias.
A estruturado ser vincula-se, de forma direta e intrinsecamente, a estrutura ou forma do conhecimento. É assim porque as formas do conhecimento se acham implicitamente nas formas do ser.
O conhecimento do sensível percebe a multiplicidade e a mobilidade. O inteligível apreende a unidade na multiplicidade e a permanência na mudança, assim, à divisão do ser em sensível e inteligível correspondem, na esfera doconhecimento, a opinião e a ciência.
O mundo sensível não é o mundo do verdadeiro ser, em razão da multiplicidade e mobilidade. Todos os objetos são particulares e contingentes, e, por isso, não podem ser objeto de conhecimento científico. O mundo sensível não é o do ser, mas do vir-a-ser e do não ser. Além do mundo sensível, há o mundo inteligível. Pois as ideias ou essências das coisaspermanecem, mesmo com o perecimento das coisas particulares e contingentes. Portanto, o mundo inteligível compreende o verdadeiro ser: Ser é ideia.
Ao contrário de Aristóteles, a ontologia platônica afirma que as ideias ou essências das coisas estão nelas mesmas, mas fora delas, transcendentes às coisas. Em consequência, o conhecimento verdadeiro não poderá consistir em retirar as essências, eis que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica
  • Gamers ser ou não ser ?
  • ser ou não ser
  • Ser ou não ser
  • ser ou nao ser
  • ser ou não ser
  • ser ou nao ser
  • Carreiras: ser ou não ser?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!