resenha o longo amanhacer

471 palavras 2 páginas
CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E AMBIENTE
Disciplina: Gestão e planejamento ambiental
Professor: Dr. Hélvio Rech
Autor da resenha: Guilherme Machado Affonso
Data limite para entrega da resenha: 30/03/2015
Data de entrega da resenha: 30/03/2015

FURTADO, Celso. Mensagem aos jovens economistas. In. O Longo Amanhecer: Reflexões sobre a formação do Brasil. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999 (01pp 32pp. Cap 1).

Bagé 2015
O Celso Furtado (26/07/1920 – 20/11/2004) era uma economista brasileiro e um intelectual do pais que se destacava pelas suas ideias de desenvolvimento e subdesenvolvimento a onde o estado tinha um papel fundamental na economia.
Celso Furtado escreveu tambem o livro O longo amanhacer a onde ele tenta explicar a realidade da economia brasileira, falando dos problemas economicos do pais e de alguns problemas sociais a onde ele não aceitava que etnias seria o grande causador do subdesenvolvimento do pais.
O longo amanhecer refere-se a uma espécie de metáfora de um país que ainda não encontrou o caminho de um desenvolvimento sustentavel. Persiste em suas estruturas arcaicas e aborda inúmeras chances de conquista de uma autonomia plena. Não vê, qualquer atitude de desesperança, apenas a frustração que todos nos sentimos de um processo de desenvolvimento não concretizado. Trata-se de um livro sensível e questionador dos modelos brasileiros de construção da nação.
No capitulo I do livro – Mensagens aos jovens economistas – ele inicia o texto falando das dificuldades enfrentados no sertão da Paraiba, das grandes secas do sertão e da distancia das grandes cidades do sertão que impede o desenvolvimento da região.
No capitulo, o autor se questiona de o “por que o Brasil está tão atrasado?” comparando o pais com os paises visinhos como Argentina e Chile falando de como estes paises tão perto de nos

Relacionados