Resenha O Empirismo Empresarial E O Trabalho Cient Fico Do

587 palavras 3 páginas
O Empirismo Empresarial e o Trabalho Científico do
Administrador nas Organizações

Atualmente o ambiente de mercado em que as empresa estão inseridas é caracterizado pela gestão do conhecimento, grande avanço das tecnologias de informação, modernos modelos gerenciais, alta competitividade e a tendência pela profissionalização e qualificação no trabalho.
Um dos fatores que precisam ser apreciado criticamente é o empirismo empresarial presentes nas pequenas, médias e grandes empresas de diferentes ramos de negócios.
Empresas que dirigem suas atividades sem se preocupar em saber se há leis, princípios, técnicas, métodos e teorias estão fadadas a ineficiência e obsolescência de suas práticas de gestão, agindo de forma reducionista, simplista e desprovida de métodos e princípios científicos deixando de propor a maximização dos resultados organizacionais e humanos.
O novo conceito de empresa passa demandar uma estrutura de trabalho que consiga organizar suas atividades de forma produtiva, eficiente e profissional, por tanto além de habilidades, técnicas e práticas gerenciais e necessário que as empresas possui em seu quadro conhecimentos teóricos, métodos apropriados e princípios científicos próprios da administração profissional.
Um administrador e caracterizado essencialmente pela sua competência e não obrigatoriamente pelo fato de ter formação científica em Administração, um administrador é um elemento dinâmico em uma empresa e um transformador de recursos em resultados, sua presença atuante no mercado é capaz de prover uma organização de vantagem competitiva no mercado.
Com o advento do administrador profissional o trabalho de gestão antes realizado de um arte empírica, que predomina opiniões, os impulsos, os caprichos e até superstições cede espaço para princípios teóricos de direção, planejamento e controle. O administrador assume a responsabilidade de combinar e aplicar recursos organizacionais para assegurar que a organização alcance seus propósitos, o trabalho

Relacionados

  • historia da psicologia
    220135 palavras | 881 páginas