Resenha: A idade Média, Nascimento do Ocidente

Páginas: 6 (1273 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
A idade Média, Nascimento do Ocidente.
Hilário Franco Júnior
Capítulo 09

O Significado da Idade Média
Pode-se perceber que hoje se encontra fácil outra visão de Idade Média mesmo ela tendo recebido uma divulgação que saía do meio acadêmico, ou seja, pela mídia, filmes dentre outros. Não se pode deixar esse período histórico de lado, precisa-se voltar e analisar, e identificar, seusproblemas para que seja possível a sua compreensão em pleno século XXI.
É necessário ver o que foi herdado desta época. De acordo com o autor, Franco Hilário Jr., Existe uma intuição de Idade Média como a matriz da civilização ocidental cristã. E de forma acanhada ainda se hesita admitir que estruturas modernas fossem medievais.
A longa Idade Média
As especificações “modernas” são apenasrelativamente diferentes das “medievais”, porém num período de cem anos, de 1450-1550, mudanças aconteceram com tanta voracidade que se tornou espantosa para os contemporâneos da época. Houve quatro movimentos que marcaram o inicio da Modernidade:
- Renascimento: Nos séculos XV – XVI. Individualismo, racionalismo, empirismo, neoplatonismo e humanismo são as características essenciais do movimento. Foia redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica;
- Protestantismo: Ramo do cristianismo como se fosse uma reação contra as doutrinas e práticas do catolicismo. Chegou a ser considerada somente mais uma heresia, mas acompanhou e atendeu às necessidades durante as mudanças socioculturais desde os últimos tempos da Idade Média;
- Descobrimentos: Época de navegaçõesmarítimas pioneira. Baseou-se no medievalismo com técnicas náuticas (construção naval, bússola, mapas), na motivação (trigo, ouro, evangelização) e nas metas (Índias, Império de Preste João).
- Centralização Política: Era o desfecho ideal para os monarcas medievais pelo fato de o estado moderno ter controle de todo país, poder de tributação e poder de força.
Hilário Franco Júnior aponta que, deforma generalizada, pode-se arriscar dizer que “aquilo que não se fez na Idade Média não se poderia fazer na Idade Moderna”. Isso se dá pelo fato que a Idade Média produzia e a Idade Moderna desenvolvia, ou seja, expandia, se baseando no chamado Antigo Regime, ainda é essencialmente a Idade Média por ter raízes dos séculos anteriores.
A herança medieval do século XX
Em vários aspectos, noséculo XX, teve-se herança medieval às vezes despercebida. Mesmo nós na América, que não tivemos nosso próprio período medieval, temos algo em comum que por ora são caracterizados por momentos históricos.
“O patrimônio linguístico ocidental é quase todo medieval, com exceção do basco, todas as línguas formaram-se na Idade Média”. Nessa frase de Hilário pode-se perceber a importância da época paranós já que uma terça da população se comunica com instrumentos linguísticos da Idade Média. O Latim, atualmente uma língua morta, era usado em ofícios religiosos, por intelectuais, filósofos dentre outros. O celta forneceu traços para o latim popular da época. Com a chegada dos bárbaros germânicos o latim acelerou e deu espaço para os idiomas neolatinos: francês, italiano, provençal, castelhano,catalão, galego, português.
A língua portuguesa teve influências diretas dos visigodos, que deu à língua 90 léxicos, de uma tribo germânica chamada de suevos, que nos concedeu poucos vocábulos, e além do substrato latino, celta e germânica, deve-se citar, também, a importância da contribuição do vocabulário árabe na constituição do português já que este nos cedeu certa de quatro mil palavras.
Oinglês se manteve numa posição intermediária, pois o latim não se fundiu tanto nas ilhas britânicas e com a chegada dos anglo-saxões o latim e o celta, deram um recuo e também se viu influenciado, e reforçado, pelos vikings dinamarqueses que forneceram cerca de novecentas palavras fazendo que o inglês, nos séculos VIII-IX, fosse uma língua pura germânica, que lembrava em diversos aspectos o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A idade média
  • A idade média. o nascimento do ocidente.
  • 1EM A Idade Media Nascimento Ocidente
  • Resenha do livro Idade Média O Nascimento do Ocidente Hilário Franco Jr 2014
  • Resenha do CapítuloIX “A Idade Média no Ocidente- Dos Bárbaros ao Renascimento"
  • Resumo esquemático do livro " A Idade Média, Nascimento do Ocidente" de Hilário Franco Junior
  • Resenha da idade media
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!